Considerada a figura pública feminina mais admirada do mundo em 2019 pelo instituto YouGov, a ex primeira Dama dos Estados Unidos, Michelle Obama poderá ser a palestrante e convidada especial do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, marcado para o período de 15 a 18 de novembro deste ano, no Centro de Eventos de Balneário Camboriú.
A organização é do Conselho Federal de Contabilidade, com sede em Brasília, que confirmou os contatos com a assessoria de Michelle, informando ainda que outras lideranças mundiais também estão sendo contatadas como opção e que a maior parte da programação deverá estar definida já agora em fevereiro.
Michelle Obama, que também é advogada e escritora, vem ministrando palestras motivacionais e de liderança em vários países do mundo. No final de 2018, lançou o livro “Minha História “, em que narra a trajetória da primeira mulher afro-americana a ocupar o “posto” de Primeira-Dama dos Estados Unidos.
No ano passado, em Belém, o convidado de honra do Congresso Nacional dos Contabilistas foi o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Nesta edição, em Balneário Camboriú, o evento deverá ser o principal do ano e que marcará a inauguração oficial do equipamento - Centro de Eventos - previsto para o segundo semestre deste ano.
Mesmo sem a presença dos argentinos em grande volume, impactados pela crise econômica em seu país, a combinação de sol, calor, praias limpas e próprias para banho e novidades em atrações, estão ajudando a atrair os turistas para a região de Balneário Camboriú e Florianópolis, nesta atual alta temporada.
Até aqui, depois de uma ocupação hoteleira de mais de 90% as expectativas tem sido positivas, em termos de movimentação. No caso de BC, nesta temporada também aumentou o número de escalas de transatlânticos.
No ano passado foram 19 e nesta temporada serão 28, dentre elas as do MSC Seaview, maior navio de cruzeiros que o Brasil já recebeu.
As perspectivas e metas para o turismo brasileiro neste ano de 2020, segundo informações do Ministério do Turismo terão dois focos: a estruturação de destinos e a redução do custo Brasil. Hoje o país contamos com cerca de 60 milhões de brasileiros fazendo turismo doméstico e a meta é inserir mais 40 milhões de brasileiros neste mercado, chegando a 100 milhões até 2022. Entre as prioridades a serem trabalhadas está a construção de terminais rodoviários em cada uma das 30 rotas prioritárias do programa Investe Turismo.
E a criação de linhas de ônibus saindo dos aeroportos para essas rotas turísticas e também para cidades do entorno. “Essa promoção da conectividade dos modais de transporte no Brasil vai revolucionar o turismo e impulsionar ainda mais a economia, gerando emprego e renda”, afirma o ministro do Turismo, Álvaro Antônio.
Outra pauta é a implantação do projeto piloto do Programa Revive que tem como objetivo recuperar e valorizar patrimônios públicos subutilizados, gerar investimento, criar postos de trabalho, diversificar e ampliar a oferta de produtos turísticos, aumentando a atratividade e a competitividade dos destinos.
No turismo náutico, o Ministério do Turismo conta com a expectativa de que o Brasil terá seu primeiro porto com terminal de passageiros exclusivo para cruzeiristas, em Balneário Camboriú.
É o projeto do BC Port. Mas há resistência por parte da prefeitura e parte do trade turística da cidade em função do impacto ambiental e de mobilidade na região da Barra Sul, já que o projeto é bem complexo e envolve outras atividades também.
Coluna Turismo & Negócios - Por Carlos Mello
Janeiro 2019- carlosc.mello7@gmail.com
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!