Lar dos Idosos de Balneário Camboriú dedica cuidado e carinho para mais de 40 acolhidos

ACESSE O SITE

Administrado pela Secretaria da Pessoa Idosa, o espaço conta com diversos profissionais e serviços especializados

ACESSE O SITE

Com profissionais apaixonados por promover saúde e bem-estar para pessoas com mais de 60 anos, o Lar dos Idosos de Balneário Camboriú faz muito mais do que apenas acolher. Administrado pela Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), o local tem capacidade para 44 idosos, com mais duas vagas destinadas ao programa Abraço ao Idoso, que funciona 24 horas.

ACESSE O SITE

Ao todo, mais de 40 profissionais trabalham no local, com serviços que incluem odontologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, educação física, entre outros. O Lar dos Idosos conta ainda com uma equipe formada por técnicas de enfermagem e cuidadoras, que trabalham diariamente no atendimento das demandas dos acolhidos.

ACESSE O SITE

O secretário da Pessoa Idosa e também administrador do Lar dos Idosos, Claudir Maciel, explica que a gestão do local foi assumida pela Prefeitura de Balneário Camboriú em 2012 e, a partir disso, muitas ações foram realizadas para melhorar os serviços prestados pela SPI.

ACESSE O SITE

“Isso completa um ciclo da política municipal, que é a proteção ao idoso através do programa Abraço ao Idoso, a promoção deles através das 50 oficinas que nós desenvolvemos na Secretaria Municipal da Pessoa Idosa e o acolhimento que nós exercemos através do Lar dos Idosos”, disse.

ACESSE O SITE

Claudir também destaca a nova dinâmica implantada sob sua gestão, que é a realização das oficinas da SPI dentro do Lar dos Idosos para levar estímulos emocionais, alegria e diversão para os residentes. São oferecidas oficinas de música, terapia, cantoria, teatro, massagens, danças, corte de cabelo e barba, jogos e muito mais.

ACESSE O SITE

Localizado na Quinta Avenida, n° 10, no Bairro dos Municípios, o Lar dos Idosos atende pessoas com mais de 60 anos que necessitam de apoio, incluindo idosos em situação de vulnerabilidade, abandono ou negligência.

ACESSE O SITE

A solicitação para o acolhimento institucional é realizada por meio de abertura de protocolo no site da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, sendo necessário preencher alguns dados e anexar os documentos requeridos.

ACESSE O SITE

Acolhimento

ACESSE O SITE

A assistente social Gislaine Fernandes Andrade trabalha no lar desde 2016 e é a responsável por ajudar os idosos com os trâmites relacionados à benefícios e auxílios, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Muitos não têm registro de trabalho, com pouco tempo de carteira assinada e, a partir de 65 anos, esses idosos têm direito a esse benefício”, contou.

ACESSE O SITE

Além do trabalho relacionado aos direitos dos idosos, Gislaine promove saídas com eles, para celebrar momentos especiais ou aproveitar um dia de passeio pela cidade. Ela também ajuda a organizar pequenos eventos no lar, para impulsionar o vínculo entre a família e os acolhidos.

ACESSE O SITE

Todas as fases do acolhimento envolvem profissionais comprometidos, como a nutricionista Michele Hultmann Nieweglowski, responsável pelo cardápio oferecido aos idosos. Há um ano e meio à frente da cozinha do local, ela detalha que a alimentação é variada e repleta de proteínas.

ACESSE O SITE

“A gente tem mignon suíno, frango, carnes em cubos, escondidinho, então eu tento sempre deixar o cardápio bem variado, de acordo com o que eles gostam, com o que conseguem digerir, com um temperinho suave que remete também os velhos tempos deles”, explicou.

ACESSE O SITE

Além do controle nutricional rico em proteínas, Michele investe em receitas com legumes, verduras e sucos naturais. No Lar dos Idosos não são utilizados alimentos ultraprocessados, até os temperos são naturais.

ACESSE O SITE

A saúde física deles também é trabalhada com muita dedicação. O fisioterapeuta Andrey Martini desenvolve atividades adaptadas de acordo com a necessidade dos idosos. O profissional explica que o atendimento geralmente é individual, sendo levado em consideração o grau de dependência de cada paciente.

ACESSE O SITE

“Dentro das demandas existem várias áreas de atuação, a parte respiratória, de traumato-ortopedia, em que muitos têm essas limitações de estrutura óssea, articular, e a gente trabalha muito nisso, principalmente dando o maior conforto possível para eles”, destacou.

ACESSE O SITE

O Lar dos Idosos também conta com a educadora física Gabriela Pereira de Oliveira, que exerce a função no local há mais de dois anos. Assim como o fisioterapeuta, ela também organiza os exercícios conforme a capacidade e dependência dos acolhidos, trabalhando tanto a parte corporal, quanto a cognitiva.

ACESSE O SITE

“Também trabalho a parte sensorial com atividades que envolvem diferentes aromas. A gente fez uma atividade com argila de montar esculturas pequenas, esculturas de alimento e de comer com os olhos vendados para tentar adivinhar o que era, justamente para tentar resgatar esse sentido deles”, disse.

ACESSE O SITE

O trabalho realizado pelos funcionários envolve muito carinho e afeto pelos residentes, que veem os profissionais como verdadeiros amigos, estabelecendo laços afetivos que só contribuem com os serviços realizados no local.

ACESSE O SITE

“Eu gosto de viver aqui, me dou muito bem com todos. Os funcionários são ótimos, muito atenciosos e cuidadosos com a gente”, comentou Terezinha da Silva, de 72 anos, que reside no Lar dos Idosos há sete anos.

ACESSE O SITE

Marcos Rodrigues de Almeida, de 68 anos, vive no local há pouco mais de um ano. Professor de história e geografia aposentado, ele destaca o atendimento especializado que recebe dos profissionais. “Eles vão no nosso quarto, fazem nossa barba, mantêm nossas roupas e quarto sempre limpos. A comida feita aqui é muito boa também, somos muito bem acolhidos, não há do que reclamar”, relatou.

ACESSE O SITE

O Lar dos Idosos está aberto para receber pessoas que desejam conhecer o espaço e interagir com seus moradores. Para agendar uma visita, entre em contato com a direção do local pelo telefone (47) 3363-7835.

ACESSE O SITE

Sobre a Associação São Vicente de Paula

ACESSE O SITE

A Associação São Vicente de Paula, o Lar dos Idosos de Balneário Camboriú, surgiu em maio de 1979, por meio de uma iniciativa de pessoas sensibilizadas com a situação dos idosos vulneráveis na época.

ACESSE O SITE

A comunidade apoiou o projeto e um terreno foi doado. A associação foi criada como uma instituição privada, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, podendo acolher até 44 idosos.

ACESSE O SITE

Em 2012, a gestão da instituição passou a ser administrada pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, medida necessária para atender às normas e regulamentações das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

ACESSE O SITE

Atualmente, a Associação São Vicente de Paula conta com serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, atendendo homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, que enfrentam situações de risco, como abandono, negligência e maus-tratos, e que apresentam diversos graus de dependência.

ACESSE O SITE

Os cuidados são viabilizados com recursos provenientes da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa, que custeiam os salários dos funcionários e pagamento de tributos. Os demais gastos, como despesas diárias e melhorias nos atendimentos, são viabilizados por meio de doações da comunidade e contribuições voluntárias dos próprios idosos acolhidos.

ACESSE O SITE

____________________Informações adicionais:

ACESSE O SITE

Secretaria da Pessoa Idosa(47) 3267-7054

ACESSE O SITE

Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Aysla PereiraFotos: Divulgação/PMBC(47) 3267-7022

ACESSE O SITE

www.instagram.com/prefeituradebc

ACESSE O SITE

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje