Lançada a operação "Lockdown Inverso"

A operação “Lockdown Inverso” foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira, no Centro de Cultura e Eventos, pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Participaram do evento secretários municipais, diretores, gerência regional de Educação, Bombeiros, Polícia Militar e Civil, além de representantes das universidades e escolas particulares e da rede municipal.

ACESSE O SITE

A Operação Lockdown Inverso é mais uma ação inovadora no Enfrentamento à Covid , que prevê novas medidas e também a intensificação de algumas ações que já vinham sendo adotadas, como a testagem rápida.

ACESSE O SITE

Já estão funcionando a partir desta quarta-feira seis pontos de referência de testagem, que são o Ambulatório de Tratamento Imediato Verdão, o Ambulatório da Efapi, a UPA-24h, a unidades de Saúde do distrito de Marechal Bormann, o salão da Igreja Católica do bairro Universitário e o Ginásio de Esportes do Bairro Bela Vista. Lembrando que nos três últimos é só testagem e, nos Ambulatórios e na UPA, tem consulta também. Outro local de testagem será instalado a partir da semana que vem no Centro de Cultura e Eventos. Lembrando que os testes são para quem tem sintomas. Quer for positivado será encaminhado aos ambulatórios. Aliás, o Ambulatório de Tratamento Imediato terá reforço de equipe e estrutura médica.

ACESSE O SITE

Também foi criado o Dia D de Testagem Covid, com atendimento, consulta e testagem em todas as 26 unidades de Saúde. Será nas sextas-feiras à tarde, das 13h às 17h. Nos demais dias as unidades de Saúde não atendem pacientes com sintomas respiratórios Covid e os pacientes devem ir nos Ambulatórios do Verdão, Efapi e UPA.

ACESSE O SITE

Mas diariamente as unidades de Saúde vão testar dez pessoas do seu público aleatoriamente, explicou o prefeito João Rodrigues.

ACESSE O SITE

“Nós vamos apertar, fechar o Covid. Para isso vamos intensificar a testagem, dar tratamento imediato, fazer o isolamento dos pacientes positivados e dos familiares, com monitoramento por telefone e presencial. Quem estivar com dificuldade financeira a Prefeitura vai fornecer alimentação por 30 dias”, disse o prefeito João Rodrigues.

ACESSE O SITE

O prefeito anunciou que terá uma Central de Atendimento para monitorar a situação de saúde dos pacientes e também o cumprimento do isolamento. A Guarda Municipal, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Agentes Comunitárias de Saúde também vão monitorar “in loco” o cumprimento das medidas de isolamento.

ACESSE O SITE

De acordo com a Lei Municipal 7.456, de 11 de fevereiro de 2021, quem descumprir o isolamento pode receber advertência e multa, que varia de R$ 150,00 a R$ 500,00, além de processo por crime de “infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, prevista no artigo 268 do Código Penal.

ACESSE O SITE

Também foi solicitado que as escolas possam solicitar aos pais uma autorização para testes na escola. Embora a recomendação é que ninguém vá à escola com sintomas ou se alguém da família tenha sintomas.

ACESSE O SITE

Outra novidade é uma unidade móvel, com médico, farmacêutico, testes e medicamentos, que fará atendimentos pontuais.

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje