Jovens do Curso de Gestão e Protagonismo no Meio Rural fazem visita técnica na secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária

FotosWill Nieckarz

ACESSE O SITE

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) recebeu a visita técnica do grupo de jovens agricultores da região de Itajaí, que realizaram o curso Organização, Gestão e Protagonismo para Jovens Rurais, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A troca de experiências com equipe da SAR busca estimular a permanência dos jovens no campo, com incentivo às práticas agrícolas inovadoras e acessos às políticas públicas para desenvolvimento rural e empreendedorismo familiar no setor agrícola.

ACESSE O SITE

Os jovens puderam tirar as dúvidas sobre os programas voltados ao campo, entre eles: o Jovens e Mulheres em Ação, Reconstrói SC, Terra-Boa, Água no Campo SC, Pronampe Agro SC e Programa Nacional de Crédito Fundiário, entre outros. Também receberam informações sobre o andamento do Projeto SC Rural 2 e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

O jovem Tiago Schütz Wollick, de Pomerode, destacou a importância dessas capacitações, que estimulam a sustentabilidade e inovação. “A troca de experiência no curso da Epagri agrega muito, melhora o processo na nossa propriedade, porque envolve várias áreas e fica mais claro o manejo no dia a dia na nossa propriedade”, frisa.

ACESSE O SITE

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, ressaltou a importância das políticas públicas para o desenvolvimento dos jovens no campo, por meio das ações, dos programas da SAR e da gestão familiar. “Buscamos incentivar e fomentar a sucessão familiar, para que os jovens permaneçam no campo, eles são o futuro da produção agrícola. Por isso, o nosso compromisso é capacitar e estimular novas oportunidades para que eles sejam protagonistas no campo”, afirma.

ACESSE O SITE

Aproximadamente 300 jovens foram capacitados pela Epagri neste ano. Desde 2012, essas atividades envolveram cerca de três mil jovens, de 18 a 29 anos. O propósito é abordar temas de acordo com as atividades desenvolvidas em cada propriedade e a necessidade do grupo. A partir dos projetos apresentados, os jovens podem acessar recursos do governo do Estado, por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) para colocar em prática o que projetaram. Para isso, devem procurar a Epagri do seu município.

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje