O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma antecipação no calendário de pagamentos para aposentados e pensionistas em novembro, beneficiando diretamente aqueles que vivem em regiões severamente afetadas por desastres naturais, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. A medida visa oferecer um alívio financeiro aos moradores das áreas em estado de calamidade pública, devido às fortes chuvas registradas em maio.
Moradores do Rio Grande do Sul que residem em municípios onde foi decretado estado de calamidade receberão os benefícios no dia 25 de novembro, independentemente do número final de seu benefício. Essa ação do governo federal permite que os beneficiários nessas áreas afetadas tenham acesso aos recursos com maior rapidez, ajudando-os a lidar com as dificuldades adicionais causadas pelos desastres naturais.
Para os demais beneficiários do INSS em outras regiões do país, os pagamentos seguirão o calendário padrão de novembro, que começa no dia 25 e se estende até o dia 6 de dezembro, conforme o último dígito do número do benefício, identificado antes do hífen. Esse número pode ser conferido no cartão do INSS, no aplicativo Meu INSS ou nos extratos de pagamento.
O cronograma do INSS em novembro para aqueles que recebem até um salário mínimo será escalonado, com liberação diária, seguindo o último número do benefício. Confira as datas:
Para os que recebem acima de um salário mínimo, o pagamento será feito de acordo com o seguinte calendário:
Vale lembrar que o 13º salário, que é um abono anual para os beneficiários do INSS, já foi pago em duas parcelas antecipadas em abril e maio deste ano. Dessa forma, o pagamento de novembro se refere exclusivamente ao benefício mensal.
A antecipação para os moradores das áreas em calamidade pública é uma resposta do governo para ajudar as famílias que enfrentam dificuldades financeiras em função dos desastres. Para essas pessoas, o acesso ao benefício antes do calendário regular pode representar um apoio fundamental, fornecendo recursos para enfrentar os desafios causados pela destruição de propriedades e os altos custos de recuperação.
Com a implementação do novo calendário de novembro, o INSS reforça seu compromisso com a assistência social, buscando adaptar os pagamentos conforme as necessidades regionais e em resposta a situações emergenciais.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!