Iniciada análise de PL que suspende desocupações durante pandemia

As comissões permanentes da Assembleia Legislativa iniciam nesta semana a análise do Projeto de Lei 155/2021, que prevê a suspensão do cumprimento de mandados de reintegração de posse e desocupações em imóveis privados ou públicos, urbanos ou rurais, durante a pandemia. A proposta, apresentada pelo deputado Padre Pedro Baldissera, quer garantir segurança às famílias em situação de vulnerabilidade que ocupam moradias ou espaços que abrigam atividade produtiva individual ou coletiva.

ACESSE O SITE

O projeto foi construído com a participação de entidades, grupos e movimentos que atuam junto às milhares de famílias sem teto de Santa Catarina e garante a suspensão do despejo até 90 dias após a pandemia. O objetivo, conforme Padre Pedro, é evitar situações que coloquem em risco famílias desabrigadas durante esse período. "A vida das pessoas está acima de qualquer questão neste momento que exige isolamento das pessoas. É uma contradição brutal mandar as pessoas ficarem em casa, sabendo que muitas nem casa tem e as que conseguiram se abrigar são despejadas de forma desumana” defendeu.

ACESSE O SITE

Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do ano de 2019 indicam um déficit habitacional de 203.724 moradias em Santa Catarina. De acordo com o deputado, as populações socialmente vulneráveis são as que mais sofrem os efeitos da pandemia, uma vez que vivem a completa ausência de recursos para além de sua subsistência. Na avaliação do parlamentar, o número alarmante de sem teto está lamentavelmente associado à inexistência de políticas públicas de habitação. “Sabemos que os processos de remoção inevitavelmente conduzem as pessoas a situações de completa precariedade sanitária, sobretudo diante da pandemia da Covid-19, expondo-as cruelmente ao vírus, sem nenhuma condição de cumprir normas de segurança”, destacou.

ACESSE O SITE

A tramitação da proposta na Alesc também terá o acompanhamento das lideranças e especialistas que participaram de sua formulação. A ideia é que eventuais emendas ou diligências tenham resposta rápida, para garantir a aprovação no menor tempo possível.

ACESSE O SITE

Assessoria de Comunicação - Dep. Padre Pedro (48) 3221-2726 (47) 99696-0969

ACESSE O SITE

Lucimara Cardozo Assessoria de Imprensa SC 02519 JP (47) 99696 0969

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje