IMA apresenta ações de apoio aos circuitos de cicloturismo em fórum regional realizado no Sul do estado

Foto: Divulgação/IMA

ACESSE O SITE

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), participou do 2º Fórum Regional do Turismo Encantos do Sul, em Criciúma, realizado na última terça-feira, 5, com o objetivo de apresentar as formas de apoio que tem empenhado para contribuir com a implementação dos circuitos de cicloturismo no Estado.

ACESSE O SITE

O apoio do Instituto aos circuitos ocorre de muitas formas, especialmente, pela iniciativa do IMA em adotar o padrão de sinalização da Rede Nacional de Trilhas e Conectividade como modelo que já está sendo implantado, gradativamente, em muitas trilhas que perpassam pelas Unidades de Conservação Estaduais administradas pelo Instituto.

ACESSE O SITE

“Esse é um trabalho importante que vem sendo conduzido pelos servidores do Instituto e instituições parceiras com o propósito de conectar as áreas protegidas aos circuitos de cicloturismo e demais iniciativas que promovam a educação ambiental, o engajamento comunitário, o turismo responsável e o desenvolvimento sustentável de forma ordenada”, comenta presidente do IMA, Sheila Meirelles.

ACESSE O SITE

No evento, a bióloga do IMA e diretora regional da Rede Trilhas em SC, Adriana Nunes, apresentou como os processos de implantação e regulamentação da sinalização da Rede Trilhas nas Unidades de Conservação Estaduais é desenvolvido, e também, as trilhas que já estão consolidadas em áreas naturais federais, estaduais e municipais e que já impactam positivamente as rotas do cicloturismo.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

“Em 2021 o estado de Santa Catarina instituiu por meio de Lei, o Programa Estadual de Incentivo ao Ciclismo de Montanha nos Parques do Estado de Santa Catarina e em trilhas, localizadas em áreas públicas em seu entorno, desde então, temos desenvolvido ações e parcerias para consolidar as rotas de cicloturismo em Santa Catarina, que atualmente, possui 10 circuitos e envolvem mais 100 municípios catarinenses”, comentou Adriana.

ACESSE O SITE

Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí

ACESSE O SITE

Durante o Fórum, Paulo Cadallóra, coordenador de projetos do Instituto Alouatta, instituição parceira do IMA, também apresentou o Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí, que fica localizado na área de entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo IMA.

ACESSE O SITE

Esse foi um Circuito aprovado em 2021 pelo edital da FAPESC/INOVATUR, ficando entre as 16 propostas mais inovadoras do estado. A partir daí foram vários meses de acompanhamento técnico, através de mentorias e orientações, possibilitando que o projeto se transformasse em um produto ofertado ao mercado.

ACESSE O SITE

São 166,5 km divididos em quatro trechos, entre os municípios de Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Morro Grande. Poderia ser apenas mais um circuito de cicloturismo, mas foi o primeiro no entorno de uma unidade de conservação, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, aliando conservação, geração de emprego e renda e qualidade de vida para todos.

ACESSE O SITE

O coordenador da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Joel Casagrande e o biólogo do IMA, Juliano de Mattos Emmerick, que atuam na unidade, também estavam presentes no evento.

ACESSE O SITE

No site www.cicloturismorotasdoaguai.com.br além dos trechos, também é possível acessar os serviços de hospedagem e gastronomia do lugar, garantindo que o passeio seja seguro e acessível para todos os públicos desde os mais aventureiros até famílias.

ACESSE O SITE

Sobre o Fórum

ACESSE O SITE

O 2º Fórum Regional de Turismo, reuniu autoridades, especialistas e empreendedores do setor para discutir estratégias de desenvolvimento do turismo regional com o objetivo de fortalecer o turismo em diversas cidades da região, promovendo discussões sobre oportunidades e boas práticas para o setor.

ACESSE O SITE

O evento foi organizado pela IGR Encantos do Sul em parceria com AMREC, AMUREL, EPAGRI, SESC e SENAC, contou com o apoio de instituições como Sebrae e Unesc, e a correalização da ACIC e ACIT, além do apoio do Governo de Santa Catarina e de diversas empresas comprometidas com o fortalecimento do turismo catarinense.

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje