Governador sanciona lei que institui Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida

Fotos: Eduardo Valente / SECOM

ACESSE O SITE

Prevenir e até mesmo reverter doenças crônicas a partir de hábitos saudáveis. As práticas recomendadas pela Medicina do Estilo de Vida ganharam ainda mais relevância em Santa Catarina. O governador Jorginho Mello sancionou nesta terça-feira, 26, a Lei que institui a Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida que tem, entre outros objetivos, a missão de engajar a sociedade em ações educativas que visem à melhoria da qualidade de vida e à longevidade saudável.

ACESSE O SITE

“Essa Lei vem mostrar de forma oficial para a sociedade uma alternativa que vai ajudar as pessoas a viverem mais felizes, viverem mais e melhor. A medicina preventiva é tão importante que, em muitos casos, ela pode reverter algumas doenças já instaladas, como a pressão alta, diabetes, e outros problemas que podem ser amenizados através da mudança do estilo de vida”, disse o governador Jorginho Mello.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

De autoria do deputado Napoleão Bernardes, a Lei prevê que a Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida será anualmente reconhecida e celebrada na última quinzena de maio, na mesma data da Semana Global sobre o tema. Durante o período serão promovidas ações de conscientização sobre a importância da medicina do estilo de vida na prevenção, tratamento e reversão de doenças crônicas; de incentivo à prática de hábitos saudáveis, especialmente por meio de nutrição adequada, atividades físicas, manejo do estresse, controle de substâncias tóxicas, qualidade do sono e conexões sociais; além de divulgação das iniciativas e programas voltados para a promoção da saúde e bem-estar da população, inclusive aqueles organizados por entidades da sociedade civil organizada.

ACESSE O SITE

Diretora do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida em Santa Catarina, Fernanda Bornhausen fez questão de frisar que Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a instituir a lei da semana de medicina do estilo de vida e que isso vai impactar de forma positiva a vida da população. “A gente quer pessoas menos dependentes de remédios e dos hospitais. Essa será uma semana em que a gente vai trabalhar a prevenção, para tentar reverter doenças crônicas não transmissíveis que mais matam os catarinenses e os brasileiros. Nós só temos a agradecer por este momento que vai nos permitir colher bons frutos desse trabalho no futuro”, assinala.

ACESSE O SITE

Também acompanharam o ato, no gabinete do governador, o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Mendes; e os médicos, João Ghizzo Filho e Renata Bolan.

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje