Fotos: Eduardo Valente/Secom
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou nesta sexta-feira, 8, da cerimônia de formatura de 100 novos agentes de perícia da Polícia Científica do Estado. O evento marcou a conclusão do curso de formação de dois meses, que capacitou 98 agentes de perícia criminal e 2 agentes de perícia médico-legal. Os novos profissionais serão alocados nas 30 unidades da Polícia Científica (PCI) distribuídas pelo estado.
“Esses agentes são essenciais para o fortalecimento das investigações e para a garantia de direitos da nossa população. Estamos investindo em uma polícia científica moderna e equipada para assegurar que Santa Catarina continue sendo referência em segurança pública”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Durante a formação, os agentes foram preparados para atuar em diversas áreas periciais, desde a confecção de carteiras de identidade até o auxílio aos peritos na realização de exames periciais que apoiam investigações criminais e promovem a cidadania e a justiça. O reforço no efetivo vai contribuir significativamente para o fortalecimento do sistema de segurança pública em Santa Catarina.
Além da formatura, quatro professores do curso foram homenageados com certificados de reconhecimento. São eles: André Bittencourt Martins, perito bioquímico, responsável pela disciplina de Química Forense; Lucas Morais Melo, perito criminal, professor de Balística Forense; Marcos Aurélio Leite de Lima, agente de perícia, responsável pela disciplina de Primeiros Socorros; Thiago Decnop, agente de perícia, que ministrou a disciplina de Crimes Contra a Vida.
Durante a cerimônia, o governador Jorginho Mello, ao lado da Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, realizou a entrega dos distintivos aos primeiros colocados da turma de agentes de perícia criminal e de perícia médico-legal, destacando a importância desses novos profissionais para a segurança e a justiça no estado.
“Agradecemos ao governador Jorginho Mello pelo compromisso com a Segurança Pública. Com a formação dos novos peritos, Santa Catarina fortalece um trabalho essencial para elucidar crimes e eventos que impactam a vida dos catarinenses”, considera o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.
Os novos agentes estão prontos para atuar nas mais diversas áreas da perícia, contribuindo com a eficiência das investigações e a resolução de crimes no estado. Ao todo, a PCI conta com 870 servidores de carreira.
“Estamos muito felizes com a chegada dos novos agentes de perícia, que irão atuar em todas as cidades catarinenses a partir das nossas 30 unidades de Polícia Científica em SC. A academia de perícia foi um período intenso, que adquiriram não só conhecimentos técnicos, mas principalmente nossos valores institucionais”, acrescentou a Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!