Frente de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças é lançada na Alesc

Foto: Agência ALACESSE O SITE

Foi lançada nesta terça-feira (12), durante o Alesc Itinerante de Lages, na Serra catarinense, a Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças. O objetivo é articular ações de apoio e fomento ao setor, considerado estratégico para o desenvolvimento de Santa Catarina.

ACESSE O SITE

O grupo será coordenado pelo deputado Mário Motta (PSD), proponente da Frente na Alesc. “Queremos encontrar caminhos para promover a proteção dos interesses das empresas de pequeno porte de nosso estado. Esse é o marco inicial de uma longa caminhada que teremos pela frente”.

ACESSE O SITE

Representante do Banco Empreendedor da Grande Florianópolis, Luiz Carlos Floriani, fez um breve resgate da implantação das organizações de microcrédito em Santa Catarina. “Ao longo desses anos, quase R$ 6 bilhões foram emprestados em operações de crédito de ticket médio na ordem de R$4 mil reais. Um fomento de cinquenta a cem mil pequenos empreendimentos”, comemora.

ACESSE O SITE

Floriani também defendeu o modelo de microfinanças. “Passamos a difundir este modelo porque o empreendedor precisa de recursos para o seu negócio, mas também para reformar sua casa, para construir um banheiro, investir em saneamento. Por isso a importância desta rede, por onde emprestamos recursos que serão re-emprestados para a base. Ninguém está usando nenhuma das ofertas do sistema social dos governos. Todos estão gerando a própria renda e milhares de postos de trabalho”.

ACESSE O SITE

A Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), esteve representada por Ari Rabaiolli. Segundo ele, desde 1999, o Badesc ajuda na constituição das Oscips, que são entidades privadas que atuam em áreas do setor público com interesse social, e que podem ser financiadas pelo Estado.

ACESSE O SITE

“Durante 10 anos contribuímos com as operações de crédito. Atualmente estamos operacionalizando o Pronampe SC, viabilizado a partir de parceria com quatro sistemas cooperativos: Sicred, Sicoob, Cresol e Ailos. Por meio dele, emprestamos recursos para as oscips e elas fazem um papel fantástico lá na ponta. Agora estamos em tratativas para começar a atender as microfinanças e a Frente vai ajudar muito neste projeto que está sendo encabeçado”.

ACESSE O SITE

A representante do Banco da Família, Isabel Baggio foi uma das pessoas que encabeçaram o movimento pela criação da Frente Parlamentar em defesa do setor na Alesc. “As microfinanças transformaram as nossas vidas. O verdadeiro empoderamento é quando a pessoa tem dinheiro no bolso e autonomia para fazer suas compras. Este movimento é digno e um exemplo de Santa Catarina para o Brasil”, destacou Isabel Baggio.

ACESSE O SITE

O lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças foi prestigiado pelos deputados Nilso Berlanda (PL), Marcius Machado (PL), Lucas Neves (Podemos), José Milton Scheffer (PP), Sargento Lima (PL), Antidio Lunelli (MDB) e Marquito (PSol).

ACESSE O SITE
Gicieli DalpiazACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje