Fapesc apresenta resultados da VI Conferência de CTI na Câmara de Inovação da Acafe  

Foto: Divulgação/Fapesc

ACESSE O SITE

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, apresentou os resultados da VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) durante reunião da Câmara de Inovação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Sistema Acafe) na quarta-feira, 14. Holthausen reforçou a importância das instituições do ecossistema de CTI usarem as informações e dados produzidos para planejar suas ações.

ACESSE O SITE

A VI CECTI foi organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e pela Fapesc. A abertura ocorreu em fevereiro e o encerramento, em junho. Nesse período, foram realizadas 12 reuniões – duas em cada uma das seis mesorregiões de Santa Catarina, onde foram mapeadas as percepções dos representantes de cada setor sobre a CTI de sua região e comparadas com a conferência anterior, realizada em 2015. As percepções também foram balizadas com o Mapa Estratégico, elaborado em 2017. Todos estes dados e informações servirão de base para planejar estratégias de crescimento e fortalecimento desse ecossistema.

ACESSE O SITE

“De um modo geral, a percepção dos indicadores de 2015 para 2021 teve uma pequena melhora, com alguns indicadores com melhoras um pouco mais significativas”, resumiu Holthausen. “Mas também houve uma percepção de que a régua aumentou muito. A expectativa de 2015 era muito menor que neste ano e, talvez por isso, essa percepção não tenha números mais expressivos.”

ACESSE O SITE

Em 2017, após a conferência de 2015, foi elaborado o Mapa Estratégico, com 35 Objetivos e 64 Ações Estratégicas para o Estado. Durante a conferência de 2021, esses dados foram analisados novamente e notou-se que continuam atuais. “Todas essas percepções da conferência e o Mapa Estratégico devem servir para o planejamento das instituições que fazem parte do ecossistema”, frisou Holthausen. “Não é só o governo do Estado e a Fapesc que vão usar o material. Cada uma das instituições que faz parte do ecossistema pode olhar para este resultado e ver como suas ações podem estar conectadas para a mudança dos indicadores do mapeamento feito. Esta talvez seja a principal conclusão que se deve tirar em relação à conferência”, aponta o presidente.

ACESSE O SITE

A metodologia da conferência foi elaborada pelo Programa de Pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

ACESSE O SITE

As reuniões da conferência estão disponíveis no canal do YouTube da Fapesc

ACESSE O SITE

Clique aqui para obter os resultados da conferência

ACESSE O SITE

25 anos

ACESSE O SITE

Holthausen também apresentou o edital 24/2021, do Programa #Fapesc@25anos_Conectando+Catarinenses, cujas inscrições vão até 26 de julho. Como parte da comemoração dos seus 25 anos da fundação, a chamada pública vai selecionar 25 propostas que contem a história do desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado.

ACESSE O SITE

“É um edital bem emblemático e importante para Santa Catarina. O objetivo é fazer um mapeamento dos principais atores, instituições e programas do ecossistema de CTI de Santa Catarina e trazer os impactos, os resultados, a conexão que foi gerada, como tudo isso transformou Santa Catarina nos últimos anos. Isso vai gerar todo um material bibliográfico, livros e uma pesquisa robusta para que possamos dar de presente para Santa Catarina”, avaliou.

ACESSE O SITE

Acesse aqui o edital.

ACESSE O SITE

Mais informações para a imprensa:Maurício FrighettoAssessoria de ImprensaFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – FapescE-mail: mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.brTelefone: (48) 99932-4209Site: www.fapesc.sc.gov.br

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje