Exposição resgata história e cultura da população negra em SC

Alunas da Udesc que protagonizaram a exposiçãoACESSE O SITE

Como parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, recebe a exposição "Confluências Artísticas e Estéticas com o NEAB".

ACESSE O SITE

A mostra apresenta obras de três alunas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ligadas ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB): Karen Christine Ferreira traz fotografias, com um olhar sensível para as lutas das comunidades negras. Letícia Couto desenha traços e cores que retratam mulheres negras em suas telas. Maria Eduarda Corrêa deu vida a vestimentas étnicas usando tecidos e acessórios que narram identidades e tradições afro-brasileiras.

ACESSE O SITE

Sob a curadoria do NEAB, as obras reafirmam o compromisso com a Educação das Relações Étnico-Raciais e com a luta antirracista, promovendo igualdade e valorização da diversidade étnico-racial em Santa Catarina. A exposição tem a companhia do ideograma africano Sankofa, um símbolo Adinkra que significa “voltar ao passado para construir o futuro”. Representando ancestralidade, conhecimento e reconhecimento da identidade de um povo, o Sankofa fazia parte da cultura dos escravizados africanos trazidos de Gana, Togo e Burquina Fasso para o Brasil no período colonial.

ACESSE O SITE

Maria Helena Tomaz, coordenadora do NEAB, fala sobre o objetivo da exposição. “É disseminar os conhecimentos relativos à educação das relações étnico-raciais, ações afirmativas e luta antirracista que passam também pela cultura, pela história, pelo resgate de toda essa historiografia da população negra de Santa Catarina e do Brasil.”

ACESSE O SITE

A exposição conta com o apoio do Núcleo Negro Professora Jeruse Romão, do mandato do deputado Marquito (Psol). O parlamentar destaca a importância desse tipo de manifestação artística.

ACESSE O SITE

“Temos um déficit muito grande na Assembleia Legislativa do ponto de vista da presença da população negra aqui, seja no Parlamento, seja na participação das atividades. A presença dessa exposição ainda é não a dimensão que necessita ter nesse mês de Novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, no dia 20, mas já é um passo à frente”, defende Marquito.

ACESSE O SITE

A mostra "Confluências Artísticas e Estéticas com o NEAB" ficará em exposição na Galeria Ernesto Meyer Filho, no hall da Alesc, até o dia 29 de novembro. A entrada é gratuita e aberta ao público.

ACESSE O SITE
Daniela LegasACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje