Exposição Margem do Rio apresenta ações do homem sobre a natureza

ACESSE O SITE

A exposição Margem do Rio, do artista Leandro Jung, está em cartaz, a partir desta segunda-feira (29), na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Assembleia Legislativa, e é composta por obras pensadas e desenvolvidas pelo contato de Leandro com a natureza.

ACESSE O SITE

Observador de seu entorno, o artista pesquisa a ação humana e seus desdobramentos na natureza, como o aumento da poluição, a devastação ambiental, as queimadas, a poluição dos rios pelos dejetos de carvão.

ACESSE O SITE

“A inspiração veio da observação do entorno do meu ateliê, localizado em Palmeira Alta, no município de Orleans, no sul do estado. As ações humanas e as mudanças provocadas na natureza me deram os elementos para pensar e criar essa série composta por 13 obras.”

ACESSE O SITE

A partir desses elementos, Leandro desenvolve suas obras com o uso de tecidos tingidos pelos diferentes tons resultantes das ações humanas na terra, nas margens dos rios, na vegetação, nas florestas.

ACESSE O SITE

Sobre o artista Leandro Jung é artista visual, graduado em Artes Visuais pela Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011/2015) e mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Unesc (2015/2018).

ACESSE O SITE

O artista participou de diversas exposições individuais e coletivas no estado, e foi selecionado pelo Concurso para Projetos Artísticos da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho – edição 2023, que tem como objetivo dar espaço a artistas catarinenses.

ACESSE O SITE

Sobre as obras A obra "Imagens do Rio Palmeiras: Orleans" foi feita com dois tecidos tingidos no Rio Palmeiras (Orleans, SC), em dois dias distintos, pela ação da exploração do carvão mineral.

ACESSE O SITE

As obras "Margem do rio" e "Margem do rio II" foram elaboradas a partir de dois tecidos enterrados na margem do Rio Palmeiras, em um período de, aproximadamente, um mês.

ACESSE O SITE

A obra “Mostruário de terras” é composta por nove telas pintadas com terras de diferentes tonalidades, extraídas na comunidade de Palmeira Alta, Orleans.

ACESSE O SITE

As obras “Terra”, “Terra II” e “Terra III”, são pinturas abstratas produzidas com tintas feitas de terras também extraídas pelo artista na comunidade de Palmeira Alta.

ACESSE O SITE

As obras “Impressões da queimada I” e “Impressões da queimada II” foram produzidas a partir do contato com queimadas da mata auxiliar do Rio Palmeiras. Os tecidos ficaram em contato com as queimadas em um período de, aproximadamente, um mês.

ACESSE O SITE

As obras “Impressões das pedras” e “Impressões das pedras II” foram elaboradas a partir do contato com as pedras por um período de três meses.

ACESSE O SITE

A exposição fica em cartaz até 26 de junho, das 7h às 19h, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.

ACESSE O SITE
Michelle DiasACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje News