Experiências inovadoras de educação são destaque em seminário na Alesc

ACESSE O SITE

Segue nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa, o Seminário Avançado de Formação de Professores para a Educação Básica: subsídios para uma política catarinense. O evento, organizado pela Comissão de Educação e Cultura da Alesc, iniciou na terça-feira (20) e tem como objetivo discutir e propor ações para qualificar a formação inicial e continuada dos docentes e dar subsídios para uma política educacional catarinense.

ACESSE O SITE

A programação desta quarta-feira contou com a realização de duas mesas redondas pela manhã. Uma sobre a formação inicial e outra sobre a formação continuada dos professores. Conforme explicou o professor Odilon Luiz Poli, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó, no debate sobre a formação inicial, o foco foi o compartilhamento de experiências educacionais consideradas promissoras.

ACESSE O SITE

“Quando uma experiência é promissora, por mais que ela ainda não seja grande, ela merece ser observada e, a partir daí, refletir sobre ela para que a gente possa avançar”, defendeu Poli.

ACESSE O SITE

Foram selecionadas quatro instituições de ensino que adotaram experiências e metodologias de ensino inovadoras: Uniamérica, Faculdade Sesi de Educação, curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

ACESSE O SITE

Uniamérica

ACESSE O SITE

A experiência do Centro Universitário Uniamérica foi compartilhada pela professora Lucia Helena Machado Makhlouf. Criada em 2001 na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, é considerada uma das melhores instituições de ensino do estado paranaense. Atualmente oferece 22 cursos de graduação e sete de pós-graduação.

ACESSE O SITE

“Na nossa metodologia inovadora, o aluno é o centro do aprendizado. Ele aprende as disciplinas da sua área por meio de projetos, que trazem a profissão para dentro da sala de aula, unindo teoria e prática. O objetivo é desenvolver competências profissionais e socioemocionais importantes para a atuação em um mercado de trabalho em constante evolução”, explicou a professora.

ACESSE O SITE

A ideia, conforme disse, é que o aprendizado passe a ser visto como um processo ativo de dar sentido à informação, aplicando, comparando, analisando, avaliando, descrevendo, debatendo, criticando, contextualizando e transformando a informação recebida.

ACESSE O SITE

Unilab

ACESSE O SITE

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação, com sede na cidade de Redenção, no Ceará. Em nome da instituição, falou o professor de Licenciatura, Lourenço Ocuni Cá.

ACESSE O SITE

“O nosso objetivo é ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos”, esclareceu.

ACESSE O SITE

A Unilab oferece 25 cursos de graduação presencial, três cursos de graduação à distância e nove cursos de pós-graduação. Conta hoje com mais de 7 mil alunos, sendo 1,3 mil estrangeiros.

ACESSE O SITE

Faculdade Sesi de Educação

ACESSE O SITE

A Faculdade Sesi de Educação, localizada em São Paulo, tem como proposta inovadora oferecer cursos de licenciatura organizados com o objetivo de formar professores por área do conhecimento e de forma que os estudantes experimentem os desafios da docência desde o primeiro dia de aula.

ACESSE O SITE

“Os nossos estudantes têm a possibilidade de vivenciar situações reais da sala de aula, analisar, praticar e propor soluções para problemas concretos no ambiente escolar, sempre sob a supervisão de um professor. Durante o curso, a aprendizagem dos conteúdos, métodos e técnicas de cada área do conhecimento é desenvolvida conjuntamente com o aprender a ensinar esses mesmos conteúdos com métodos e técnicas inovadoras”, salientou o supervisor de graduação da Faculdade Sesi de Educação, Hugo Cesar Bueno Nunes.

ACESSE O SITE

Os cursos de graduação ofertados pela instituição são divididos em quatro áreas de conhecimento para atuação nos anos finais do ensino fundamental e médio: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também oferece quatro cursos de pós-graduação em áreas como gestão escolar, robótica educacional e práticas educacionais inclusivas.

ACESSE O SITE

Pedagogia Bilíngue no IFSC

ACESSE O SITE

Por último, falou a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Bruna Crescêncio Neves. Segundo afirmou, o IFSC, na unidade situada em Palhoça, é o primeiro e único da rede de institutos federais na modalidade bilíngue Libras-Português. O curso oferece 40 vagas e é ministrado na modalidade presencial, com parte da carga horária na modalidade de Educação a Distância.

ACESSE O SITE

“Nós trabalhamos na perspectiva de uma política de ensino, pesquisa e extensão que busca viabilizar uma efetiva interação entre surdos e ouvintes no campo educacional e profissional. O pedagogo formado no nosso curso terá competência para exercer a docência na perspectiva bilíngue, de modo a reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a cultura surda, e a epistemologia visual como elementos de constituição e ação social dos surdos”, explicou.

ACESSE O SITE
Daniela LegasACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje