Estado e prefeitura de Concórdia selam protocolo de intenções para fomento da inovação

ACESSE O SITE

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e a Prefeitura Municipal de Concórdia selaram um Protocolo de Intenções, nesta segunda-feira, 7, para aproximar o habitat inovador da cidade à Rede Catarinense de Centros de Inovação. O documento, assinado pelo secretário da SDE, Luciano Buligon e, o prefeito Rogério Pacheco, chega para fortalecer ainda mais o ecossistema empreendedor da região Oeste.

ACESSE O SITE

No evento, ao lado do adjunto Jairo Sartoretto, o secretário Buligon, destacou que Santa Catarina é uma referência em inovação no Brasil e que as startups já representam uma contribuição de 6% no PIB catarinense.

ACESSE O SITE

"Primeiramente, gostaria de parabenizar Concórdia por estruturar um local para apoiar os empreendedores com iniciativas nesta área, e que em breve, este habitat estará integrado à Rede Catarinense de Centros de Inovação. O governador Carlos Moisés vem implantando uma política de desenvolvimento pautada pela inovação, o que proporciona também mais agilidade em seus processos", fala Buligon.

ACESSE O SITE

Contando um espaço totalmente reformado, o Centro de Inovação Tecnológica de Concórdia está localizado no espaço onde abrigava o antigo Senai, no andar superior da Secretaria de Educação.

ACESSE O SITE

O prefeito comentou que os primeiros passos para a implantação do Centro de Inovação no município foram dados em 2017. “Concórdia criou uma lei específica, estruturou um Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação e em seguida abrigou o Centro. A indústria 4.0 é uma realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia. E com este habitat vamos poder dar condições para que novas ideias possam ser viabilizadas", disse Pacheco.

ACESSE O SITE

Concórdia já possui uma cultura de produção de softwares, de pesquisas, institutos renomados, além das startups que surgiram nos últimos dois anos, que estão inspirando novos empreendedores a ingressar no negócio.

ACESSE O SITE

"Vejo que temos um potencial muito grande e que a troca de experiências dentro do ecossistema da inovação vai possibilitar surgir novas ferramentas que poderão auxiliar vários ramos da indústria 4.0", observa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Wagner Simioni.

ACESSE O SITE

A Rede

ACESSE O SITE

Criada pelo governo Carlos Moisés, a Rede Catarinense de Centros de Inovação oferece mecanismos de apoio ao empreendedor, traz segurança aos participantes e a quem procura investir no Estado, além de fomentar ações para a retomada da economia. A Rede integra os Centros de Inovação do Estado contribui com a atração de novas empresas para os habitats e, assim, fortalece as diversas áreas econômicas distribuídas entre as regiões.

ACESSE O SITE

Tecnologia em números

ACESSE O SITE

O cenário mais recente mostra, segundo dados do Observatório Acate que, a região Oeste possui 3.915 colaboradores no setor de tecnologia, com faturamento de R$ 0,92 bilhão.

ACESSE O SITE

Outros habitats no Oeste

ACESSE O SITE

Em março de 2020, foi entregue o Centro em Videira, por meio de uma parceria com o município. Em dezembro do mesmo ano, foi a vez Chapecó e Joaçaba, assim como foi firmada a parceria com a cidade de Caçador, para o fortalecimento do Inova Contestado. Todos integrados à rede estadual. Recentemente, o Governo também firmou o Protocolo de Intenções com o Sapiens Parque S.A.

ACESSE O SITE

São nove centros em operação no Estado, que fomentam a tríplice hélice, ou seja, o empreendedorismo, o conhecimento e faz com que o Governo esteja presente, impulsionando e atraindo a sociedade.

ACESSE O SITE

Mais informações para a imprensa: Mariane Lidorio Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE Fone: (48) 3665-4298 / 99601-1488 E-mail: mari@sde.sc.gov.br Site: www.sde.sc.gov.br

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje