Escolas Legislativas de Santa Catarina têm encontro marcado nesta semana, dias 11 e 12, no Plenarinho da Alesc. A iniciativa promovida pela Escola do Legislativo da Alesc busca promover a integração política e técnica entre essas instituições e também com as Associações de Câmaras Municipais estimulando o debate e a apresentação de temas de interesse do Legislativo. Além disso, a ideia é fomentar a troca de experiências entre as escolas dos legislativos municipais catarinenses e fortalecer as relações institucionais com entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais, favorecendo a troca de experiências e os debates sobre temas de interesse mútuos.
"Em todo o mundo a educação técnica funciona como base do desenvolvimento econômico das nações em diferentes áreas. Da mesma forma, a educação legislativa contribui com o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, na medida em que atua no fortalecimento da democracia e para a educação cidadã", observa a diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler. Na opinião dela, "o funcionamento pleno da democracia, sobretudo no atual cenário político, exige determinadas capacidades e competências por parte dos agentes públicos, políticos e sociais e a educação legislativa é um instrumento para a construção dessas competências no âmbito do parlamento e do papel das escolas do Legislativo".
Já o presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (ABEL), Roberto Eduardo Lamari, que participará do evento, destaca a contribuição das escolas para a educação cidadã. “Nos lugares onde têm as escolas, você tem um ganho muito grande dessa aproximação, de fazer educação para a cidadania, educação legislativa e de qualificação do servidor. Então, onde tem escola, eu tenho percebido que a gente consegue ter um corpo mais qualificado e, assim, atender melhor a sociedade”, avalia.
O encontro estadual das escolas de legislativos catarinenses acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, no Plenarinho da Alesc, com entrada gratuita. A abertura será a partir das 18h30 de quarta-feira (11), com apresentações culturais. Na sequência está prevista mesa redonda com mediação da diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, e participação do presidente da Abel, Roberto Lamari, da diretora da Escola Legislativa da Assembleia de Minas Gerais, Ruth Castro, e de Carla Evangelista Pedrozo, primeira coordenadora da Escola da Alesc e uma das fundadoras da Abel. No segundo e último dia, o evento tem início às 8h30, com palestra de Marlene Fengler, sobre os Desafios da Escola da Alecs. Na sequência, haverá a apresentação de experiências exitosas de escolas vinculadas a Câmaras Municipais no estado.
Escolas e público em geral interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente no site https://escola.alesc.sc.gov.br.
Programação
Dia 11
18h30 Abertura
19h00 Apresentações Culturais
19h30 - Mesa-Redonda - A Importância da Educação Legislativa nas Câmaras Municipais (Mediadora: Marlene Fengler) CARLA EVANGELISTA VIEIRA PEDROZO, ROBERTO EDUARDO LAMARI, RUTH SCHMITZ DE CASTRO, MARLENE FENGLER
21h30 Encerramento
Dia 12
08h00 Credenciamento
08h30 Palestra – Escola da Alesc: Perspectivas e Desafios
Ministrante: Marlene Fengler
09h30 Apresentações dos Cases de Sucesso de Escolas dos Legislativos Municipais
Ministrante: Marlene Fengler
12h30 Intervalo
13h30 Apresentações dos Cases de Sucesso de Escolas dos Legislativos Municipais
Ministrante: Luciane Fernandes Tokarski
17h30 Encerramento
Fonte: Agência ALESC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!