A sessão ordinária desta quarta-feira (27), realizada no município de Chapecó, contou com a participação de representantes de 11 entidades, dentro do projeto "Alesc Itinerante", que transfere a sede do Parlamento para o interior do estado. Temas como educação, saúde e desenvolvimento estiveram na pauta das apresentações.
Câmara Municipal de Chapecó
O presidente da Câmara Municipal de Chapecó, André Kovaleski, abriu as manifestações em tribuna e abordou pautas que, segundo ele, chegam diariamente aos vereadores. "Pedimos o apoio desta Casa para a habilitação das especialidades médicas de cardiologia e neurologia no Hospital Regional”, destacou.
O representante do Legislativo municipal também falou sobre a necessidade de melhorias na infraestrutura das escolas, de investimentos na substituição da rede de água potável da Casan e de melhorias na rodovia SC-480, que será via de acesso para o autódromo internacional que deve ser construído em Chapecó.
Unochapecó O reitor da Unochapecó, Cláudio Jakoski, falou em nome da instituição e das Universidades do Contestado (UNC), do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), e do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
Em sua fala inicial, agradeceu a Assembleia Legislativa pela aprovação do Universidade Gratuita, projeto do Executivo que propõe a concessão de bolsas de estudo integral a estudantes de famílias de baixa renda nas universidades comunitárias. “Aqui, esta legislação foi aperfeiçoada, aprovada e hoje este projeto é referência no Brasil”, destacou.
Claudio pediu investimentos para a implementação de novos espaços pelas instituições e finalizou sua participação entregando ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB) a medalha Mérito Acadêmico, instituída pelo Conselho Universitário da Unochapecó, em reconhecimento à contribuição da Assembleia Legislativa em prol da educação superior em Santa Catarina.
Associação de Fibromiálgicos de Concórdia
A Associação de Fibromiálgicos de Concórdia e região do Alto Uruguai foi fundada em 2021 com o objetivo de atuar pela melhor qualidade de vida e saúde das pessoas com fibromialgia.
A presidente da entidade, Maristela Schwingel destacou, entre as ações da associação, a realização de parcerias com entidades públicas e privadas e a criação do grupo de rede de apoio 1, que desenvolve um trabalho psicossocial com pacientes e familiares e a rede de apoio 2 que promove encontros de enfrentamento da dor, a partir da realização de atividades físicas.
“Agora, nosso projeto é a implementação de centros multidisciplinares de tratamento e reabilitação de pessoas com fibromialgia na região”.
Centro Empresarial de Chapecó
O Centro Empresarial de Chapecó abriga 17 entidades e representa 110 municípios. O presidente da instituição, Marcos Antônio Barbieri, apresentou algumas pautas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do setor que, segundo ele, representa mais de 90% do Pib do Oeste catarinense.
“Precisamos de melhorias em infraestrutura. Queremos que as obras da BR-282, trecho Chapecó-Irani, sejam desmembradas em três lotes, fazendo com que o trecho Chapecó-Xanxerê seja o primeiro, para viabilizarmos a região metropolitana de Chapecó. A BR-283, trecho Chapecó- São Carlos não tem projeto de duplicação, nem reforma. Precisamos revitalizar a SC-480, que será nosso corredor de desenvolvimento turístico com a instalação do autódromo” reivindicou.
Barbieri também sugeriu melhorias na infraestrutura ferroviária e aeroportuária e a destinação de 30% da arrecadação com IPVA para a aplicação na ampliação, reforma e conservação da malha viária em Santa Catarina.
Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste (Apaco)
Diva Vani Deitos, agricultora agroecológica e gestora financeira da Apaco, trouxe as reivindicações da entidade. Destacou a necessidade de políticas públicas para sucessão familiar, já que os agricultores familiares vêm tendo “dificuldade em garantir nova geração de jovens que sigam tão nobre ofício de produzir alimentos”.
Pediu a revisão do Imposto sobre Serviços (ISS) para o setor e incentivo à agroecologia. Além disso, fez um apelo contra o fechamento das Casas Familiares Rurais de Santa Catarina, programa educacional que alia a educação formal com a agricultura familiar.
Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec)
“Fortalecer o desenvolvimento da tecnologia e inovação regional” é a missão da Deatec. A associação tem sede em Chapecó e conta com mais de 200 associados. Foi representada pelo seu presidente, Márcio Muxfeldt.
Ele trouxe a informação de que o setor de tecnologia está em pleno crescimento na região Oeste do estado. A área gerou cerca de R$ 11 milhões de recolhimento de ISS em Chapecó, em 2023, e a região já conta com mais de 3 mil empresas.
Para Márcio, é necessário fomento público para criação de novos centros de inovação e para incentivar a formação de trabalhadores qualificados.
Associação dos Atingidos Pela Foz do Chapecó (AAFC)
Volmir Luiz Santolin, apresentou a AAFC, associação que representa os moradores e comunidades atingidos pela construção da barragem no Rio Uruguai.
A entidade conta com cerca de 90 membros e pediu suporte para os deputados para rever o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais (Pacuera).
Pretendem facilitar o uso da comunidade do lago formado pela barragem para desenvolver atividades como criação de peixes e turismo náutico.
Rede Feminina de Combate ao Câncer - Chapecó
A Rede Feminina atua na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de colo do útero e mama. Em Chapecó, a entidade conta com sede própria, 18 trabalhadores e 90 voluntários. Dentre os trabalhos que desenvolve, Fátima Zanella destacou a casa de apoio, que acolhe mulheres e crianças que vêm de outras cidades para fazer tratamento oncológico.
Com capacidade para 28 pessoas, a entidade oferece hospedagem, transporte, alimentação, terapias integrativas, psicólogos e assistentes sociais, tudo de forma gratuita para as acolhidas. A estrutura também conta com brinquedoteca e área de convivência.
A Rede Feminina é bastante consolidada e tem contrato de serviço com a prefeitura de Chapecó. “Gratidão por esse momento, para podermos falar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Precisamos muito do poder público para realizarmos nossas atividades”, agradeceu Fátima.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB)
O diretor de Assistência, Ezequiel Alves da Paixão, detalhou os números que mostram a importância do hospital, sediado em São Miguel do Oeste, para 30 municípios do Extremo Oeste, abrangendo 230 mil habitantes. “Um hospital 100% público, certificado pela ONU no nível 2 e com selo de qualidade atestado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).”
Ezequiel anunciou que um projeto de ampliação tem o objetivo de ampliar de 92 para 158 leitos a capacidade de atendimento no hospital, assim como a implantação de mais 10 leitos de UTI, áreas do centro cirúrgico e uma UTI Neonatal. “Hoje a satisfação do nosso cliente chega a 97%, queremos crescer e dar a população o atendimento que ela necessita. O custo está estimado em R$ 60 milhões.”
Catarata de Salto Saudades – Quilombo Acompanhado da presidente da Associação Empresarial de Quilombo (ACIQ), Patrícia Weirich, o prefeito Silvano de Pariz informou que a segunda maior catarata do Brasil recebeu, de maio de 2023 a janeiro de 2024, 19 mil turistas de 20 estados brasileiros e do exterior.
“Um patrimônio inestimável de grande beleza cênica e que está em risco devido à crise hídrica. Por isso, agradecemos a Assembleia Legislativa pela aprovação de duas leis em prol do Salto Saudades”, relatou o prefeito.
Pariz informou que o autor das proposições foi o deputado Marcos Vieira (PSDB), tratando a catarata como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina e proibindo a construção de hidrelétricas que desviem o curso das águas do rio Chapecó.
Udesc Oeste – Chapecó O professor Cleuzir da Luz enalteceu os 22 anos de funcionamento da primeira universidade pública da região Oeste, que conta com doutorado em Zootecnia e Enfermagem.
“Com o apoio da Bancada do Oeste, criamos o Núcleo de Inovação do Leite no Campus de Pinhalzinho. O único laboratório de pesquisa do leite no Estado avança na pesquisa de novos produtos e em breve contará com um equipamento robotizado, algo inédito no Brasil.”
Cleuzir ainda informou que três pesquisadores da Udesc receberam reconhecimento internacional por trabalhos na área da ciência. “Por isso, peço aos parlamentares que valorizem o servidor público em aspectos como reposição salarial e planos de cargos e salários. Desta forma, conseguiremos manter bons técnicos e professores para aprimorar o ensino universitário.”
Com a colaboração de Cintia de Oliveira
Fonte: Agência ALESC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!