A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta segunda-feira (2), no Plenário Deputado Osni Régis, a sessão especial para entrega do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina 2024. Durante a solenidade, também foram divulgados os vencedores do Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, entregue às empresas e organizações sem fins lucrativos que se destacaram em ações voltadas ao bem-estar da comunidade.
Na edição deste ano, a 13ª, a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pela seleção das instituições certificadas, recebeu 115 inscrições, das quais 69 receberam a certificação na noite desta segunda. Já o Troféu Destaque SC teve 21 finalistas, selecionadas entre as certificadas que apresentaram os melhores balanços sociais de 2023 e obtiveram os melhores índices na avaliação da comissão.
A sessão foi presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele recordou que a certificação surgiu de uma lei proposta pelo então deputado João Paulo Kleinübing em 2003, sancionada em 2004. Em 2011, foi realizada a primeira edição do certame.
"As práticas adotadas por essas instituições, às vezes, são muito simples, porém revestidas de um significado que impacta positivamente na sociedade, alcançando metas para além do lucro", afirmou o deputado. "A responsabilidade social se desdobra em responsabilidade socioambiental e foca o ser humano. Falar em meio ambiente é falar em pessoas. Não existe meio ambiente sem nós, seres humanos. Somos todos um único e vivemos num planeta que infelizmente está doente. Precisamos cuidar mais dele e cuidar deles é cuidar de nós."
A presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social, Dayna Maressa Pamato, parabenizou os participantes da edição deste ano pela qualidade da ações desenvolvidas. Ela afirmou que a certificação, além de reconhecer as boas práticas, aproxima a sociedade do Parlamento.
"Conclamamos para que outras instituições também participem e divulguem as ações que já realizam e potencializem práticas que podem ser fortalecidas", afirmou Dayna. "Isso trará bons frutos para nosso território."
Em nome dos certificados, Manfredo Guedes Gouveia Junior, presidente do Bairro da Juventude de Criciúma, afirmou que o reconhecimento da comissão mista renova o "compromisso com práticas que representam muito mais que ações pontuais, mas, sim, a implementação de uma cultura" que busca a melhoria da sociedade.
"Sabemos o quão complexo é falar de responsabilidade socioambiental", afirmou. "Apesar de não ser fácil, é sempre o melhor caminho. E será através de práticas como essa que nós chegaremos a dias melhores."
Premiados com o Troféu Destaque-SC: Organizações sem fins lucrativos Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social - Aebas (Florianópolis) Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas (Criciúma) Fundação Educacional de Criciúma (Fucri)
Empresas privadas Categoria Comércio, Serviço e Turismo de Pequeno Porte - Farma & Farma S.A. (Itajaí)
Categoria Comércio, Serviço e Turismo de Médio Porte - Águas de São Francisco do Sul SPE S.A. (São Francisco do Sul)
Categoria Comércio, Serviço e Turismo de Grande Porte - Nexxera Tecnologia e Serviços S.A. (Florianópolis)
Categoria Indústria Médio Porte - Consórcio Empresarial Salto Pilão Ltda. (Apiúna)
Categoria Indústria Grande Porte - Irani Papel e Embalagem S.A. (Joaçaba)
Certificações: Organizações sem fins lucrativos:
Empresas Privadas:
Empresas públicas
Fonte: Agência ALESC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!