Emasa recebe técnicos do Samae para conhecer sistema de geração de cloro

Na última semana, uma comitiva do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, visitou Estação de Tratamento de Água (ETA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), para conhecer o sistema de geração de cloro, utilizado no tratamento de água de Balneário Camboriú. O sistema, mais eficiente e seguro foi implantado no Município há pouco mais de um ano.

ACESSE O SITE

O diretor-presidente do Samae de Brusque, Luciano Camargo; acompanhado do químico responsável da Autarquia, Ricardo Bortolotto; e do operador de Estação de Tratamento de Água, André de Castro Nunes, foram recebidos pela analista química Joana Ferreira Godinho, responsável pelo departamento de Qualidade da Água Tratada. A servidora, mostrou todo funcionamento e manutenção do sistema de geração de cloro. Além disso, Joanna também apresentou as demais estruturas da ETA como a Estação de Tratamento de Lodo (ETL) e o Centro de Controle de Operações (CCO).

ACESSE O SITE

Segundo a comitiva, o Samae possui interesse em adquirir o mesmo equipamento nos próximos meses, que substitui a dosagem tradicional do cloro, usado para oxidar os materiais orgânicos presentes no processo de tratamento. “Foi uma visita muito rica. Viemos à campo para termos certeza de que investir em um gerador de cloro faz parte do caminho que o Samae precisa seguir para continuar a ser referência em tratamento de água. Queremos com isso trazer mais qualidade e, também, segurança operacional para nossos servidores, já que lidar com cloro do modo como é feito hoje tem os seus riscos”, declara o diretor-presidente do Samae.

ACESSE O SITE

Sobre o sistema

ACESSE O SITE

Mais eficiente e seguro, o cloro ativo utilizado na estação, é produzido no próprio local, por meio de um gerador de solução oxidante a base de hipoclorito de sódio (cloro), substituindo o sistema de cloro gás. A aplicação ocorre tanto nas fases iniciais (pré-oxidação), como na etapa final do tratamento de água (desinfecção), com capacidade produtiva de 400kg de cloro ativo por dia.

ACESSE O SITE

A aplicação de cloro na Estação de Tratamento de Água serve para a desinfecção da água antes de seu destino ao abastecimento público, bem como manter a desinfecção ao longo de toda a extensão da rede e reservatórios, garantindo assim, a qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. O sistema produz a partir de uma salmoura, a solução oxidante utilizada na desinfecção da água tratada e também na pré-oxidação de metais como ferro e manganês da água bruta.

ACESSE O SITE

ACESSE O SITE

Emasa(47) 3261-0000

ACESSE O SITE

Diretoria de ComunicaçãoJornalista Renata Furlanetto Foto: SAME Brusque

ACESSE O SITE

www.instagram.com/prefeituradebc

ACESSE O SITE
FOTOS
ACESSE O SITE
ACESSE O SITEACESSE O SITEACESSE O SITEACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje