Fotos: Coordenação do PPA de Itajaí/ Divulgação
O município de Itajaí, uma das cidades catarinenses beneficiadas com recursos do programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promoveu nesta semana uma ação inédita que além de garantir diversão, incentivou a alimentação saudável. Alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Gabriel Dallago participaram de um piquenique com feirinha de itens do PAA.
A ação pioneira contou com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), responsável pelo registro das doações, e da Secretaria de Educação, que viabilizou a participação dos alunos do Maternal e Jardim. As atividades foram realizadas nas dependências do Parque do Agricultor Gilmar Graf, em Itajaí, onde fica localizada a Central do PAA no município.
O piquenique ofereceu às crianças a oportunidade de conhecer mais sobre alimentos frescos e saudáveis, em um momento que uniu diversão e aprendizado. Além disso, elas puderam conhecer produtos locais e aprender sobre a importância de uma alimentação nutritiva.
“Compartilhamos informações sobre a alimentação adequada e saudável, mas de uma maneira lúdica e sensorial, com interação das crianças. É preciso adaptar as atividades de Educação Alimentar e Nutricional para cada público, para que as ações realizadas sejam assertivas e cumpram os seus objetivos, refletindo na escolha de alimentos mais saudáveis nas diversas refeições”, ressalta a nutricionista, Elinia Mateus Marsango, coordenadora do PAA em Itajaí.
Ela explica que na programação, as crianças participaram da feira e puderam montar uma cesta com alimentos do PAA como legumes, verduras, frutas, mel e bolachas, entre outros. Na e sequência, fizeram um piquenique, com preparações produzidas com alimentos fornecidos pelo Programa.
O evento é fruto de um esforço conjunto para diversificar as ações do PAA, que já promoveu diversas feiras para adultos e idosos, mas que, pela primeira vez, focou no público infantil.
PAA em Santa Catarina
Em Santa Catarina o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) recebeu R$ 10 milhões para aquisição de itens da agricultura familiar e entrega na rede socioassistencial dos 130 municípios habilitados.
O edital do PAA em Santa Catarina prevê a possibilidade compra de 162 produtos. Entre os itens estão desde frutas e verduras, panificados, peixes, mel, entre outros. Cada agricultor pode vender até R$ 15 mil pelo programa e precisa fazer a entrega diretamente nos equipamentos cadastrados pelas prefeituras.
Mais informações:Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família(48) 3664-0916e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!