Dia da Juventude Rural: Epagri reúne cerca de 600 jovens rurais e do mar na Grande Florianópolis nesta quarta

Para celebrar o Dia Estadual da Juventude Rural, comemorado em 16 de outubro, a Epagri vai reunir cerca de 600 jovens rurais e pesqueiros de todas as regiões de Santa Catarina para um encontro estadual. Com o tema: A juventude nos conecta, a tradição nos fortalece, o evento será das 9h às 16h no Firenze Centro de Eventos, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis.

ACESSE O SITE

De acordo com a coordenadora do Programa Capital Humano e Social da Epagri, Suselei Brunato Weber, o encontro tem como objetivo integrar os participantes, além de oportunizar espaços de socialização com relatos de experiências de quem já passou pelos cursos de jovens da Epagri.

ACESSE O SITE

“A programação foi construída para proporcionar uma discussão sobre mídias digitais, assunto muito atual e de grande interesse para esse púbico. Teremos também momentos lúdicos para deixar o ambiente mais leve e proporcionar um dia especial e inesquecível”, comenta Suselei.

ACESSE O SITE

Ação Jovem Rural e do Mar

A Epagri trabalha com jovens catarinenses ao longo de toda a sua história para mostrar que é possível construir um futuro de sucesso sem sair da propriedade rural ou pesqueira. Desde 2012, a Empresa oferece uma capacitação específica para esse público: a Ação Jovem Rural e do Mar. Nesta ação, os participantes alternam períodos de capacitações na Epagri e períodos na propriedade, onde recebem apoio dos extensionistas para aplicar o que aprenderam.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

O curso oferece conhecimento técnico em diversas cadeias produtivas. Os participantes também têm aulas sobre organização, gestão, protagonismo, liderança e empreendedorismo. Até 2024, mais de três mil jovens catarinenses já viveram essa experiência. Depois de formados, os alunos podem acessar linhas de crédito da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária para colocar em prática os Projetos de Vida que elaboraram durante o curso.

ACESSE O SITE

Gestão das atividades

Um dos egressos é Jean Baggio Badziak, 31, de Grão-Pará, no Sul Catarinense. Ele fez parte das turmas de 2013 e 2018 e vai relatar sua experiência de sucesso no dia 16. Quando chegou para o primeiro curso, a renda principal da família era a suinocultura, mas, após as capacitações, ele se aperfeiçoou na atividade leiteira, que já desenvolvia na propriedade. Após o casamento com Rosana Assing kuhnen, em 2017, eles dividiram as atividades com os pais dele e passaram a se dedicar à produção de leite.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

De lá pra cá, o casal acessou várias programas de crédito da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, somando investimentos em torno de 500 mil. Eles começaram com cerca de 30 vacas em lactação e uma produção anual de 120 mil litros de leite. Hoje estão com uma média de 55 animais e produção de 345 mil litros.

ACESSE O SITE

“Isso foi possível através do melhoramento genético, sombra e águas nos piquetes, pastagem de excelente qualidade e quantidade, além de muita dedicação e apoio técnico da Epagri. Mas o fator mais importante foi a gestão da atividade. Para mim, o principal aprendizado foi a parte administrativa, porque eu apenas tirava o leite e usava dinheiro para cobrir os gastos dos suínos. Agora sei onde estou gastando e de onde está vindo o retorno”, revela Jean, que este ano também passou a investir em piscicultura.

ACESSE O SITE

Esta e outras histórias inspiradoras farão parte das apresentações de experiências de jovens egressos. Confira programação do evento:

ACESSE O SITE

Programação

  • 9h – Abertura oficial
  • 9h30 – Receptividade: “Acolhimento é a arte de oferecer um espaço onde o outro se sinta seguro para ser quem é” – Pedro Goulart Alves.
  • 10h – Reflexão: “Ação de ensino e aprendizagem com jovens rurais e do mar” – Ivanda Masson (Epagri)
  • 10h15 – Experiências inspiradoras – Jovens
  • 11h15 – Apresentação de experiência – Banners
  • 12h – Almoço
  • 13h30 – Prática: “Ergonomia faz parte do seu dia” – Cassandra Pulceno
  • 14h – Palestra: “Super jovens e as mídias digitais” – Filipe Espindola e Flavia de Oliveira Ott (Epagri)
  • 15h30 – Palestra: “Eu – protagonista de uma história que continua” – Vera Lúcia Schiochet
  • 16h – Encerramento com café
ACESSE O SITE

Serviço:

  • O quê: Encontro Estadual de Jovens Rurais e do Mar
  • Quando: 16 de outubro, das 9h às 16h
  • Onde: Firenze Centro de Eventos – Avenida do Comércio, 965 – Palhoça, SC
ACESSE O SITE

Mais informações e entrevistas: Suselei Brunato Weber, coordenadora do Programa Capital Humano e Social da Epagri, (48) 3631-9452/99966-3833

ACESSE O SITE

Informações pra a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri, (48) 3665-5407/99161-9596

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje