Integrantes de várias bancadas elogiaram a iniciativa da Casa de realizar sessões itinerantes nas diversas regiões do estado e sinalizaram transformar a iniciativa em lei durante a sessão de quarta-feira (27) da Assembleia Legislativa, em Chapecó.
“Os 40 deputados acolheram a iniciativa da Mesa, uma brilhante ideia, parabéns deputado Mauro de Nadal (MDB), achei super acertado. Acredito que fizemos um bom trabalho, nós temos um parlamento que é muito qualificado, mas não tem mais como pensar os próximos anos sem sessões itinerantes, a Assembleia atravessou a ponte e não tem mais volta”, ponderou Luciane Carminatti (PT), coordenadora da bancada do Oeste
Emerson Stein (MDB), Massocco (PL), Rodrigo Minotto (PDT) e Padre Pedro Baldissera (PT) também elogiaram a decisão de ir ao encontro das demandas das comunidades.
“Quero parabenizar o nosso presidente pela iniciativa da sessão itinerante, fico feliz e grato por viver este momento. Que possamos instituir através de lei as sessões itinerantes”, concordou Stein.
“Foi importante para que as pessoas pudessem conhecer melhor o Parlamento, a Assembleia indo para próximo das pessoas, das entidades”, pontuou Massocco.
“Muita alegria de estar em Chapecó e ter este acolhimento, este carinho e respeito”, afirmou Minotto.
“A Assembleia oportunizou às diferentes entidades de se manifestar, trazendo para o Parlamento suas angústias e necessidades”, reconheceu Padre Pedro.
Mauro de Nadal comemorou o fim da jornada das sessões itinerantes e informou que em Blumenau foram votados e aprovados 19 projetos; em Joinville, 28 projetos; em Criciúma, 36; Lages, 24; e Chapecó, 42 projetos.
Nadal agradeceu o apoio da Bancada do Oeste, dos demais deputados, dos servidores da Casa, dos assessores dos parlamentares, do pessoal das comissões técnicas, da imprensa regional, bem como a participação de vereadores, vices-prefeitos, prefeitos, lideranças e representantes de entidades.
“Tivemos uma representatividade muito grande de entidades, como presidente estou feliz que essa iniciativa deu certo”, afirmou Nadal.
Grupo de resgate com cães Massocco agradeceu os colegas pelo reconhecimento de utilidade pública ao Grupo de Operações, Resgate e Salvamento com Cães (Gorsc), com sede em Concórdia.
“É o primeiro grupo com buscas e resgates com cães e exerce um papel crucial em missão de resgates em eventos extremos. Conta com a atuação dedicada dos cães e da equipe e tem profundo impacto nas comunidades atingidas”, anotou o futuro prefeito de Concórdia, acrescentando que a equipe é voluntária e atuou em Petrópolis (RJ), São Sebastião (RJ) e no Rio Grande do Sul.
Problemas à vista no sistema prisional Rodrigo Minotto alertou os colegas e o Executivo acerca dos problemas crônicos do sistema prisional.
“Na segurança pública tem um ponto crítico que o governo precisa enfrentar e que tem um potencial enorme de explodir como um rojão: o sistema prisional, que conta com déficit de mais de cinco mil vagas de agentes penitenciários, somando-se à precarização das operações básicas, à falta de vigilância eletrônica e condições insalubres. Os relatórios do Tribunal de Contas (TCE/SC) já apontam problemas graves estruturais e institucionais”, avisou Minotto.
Fonte: Agência ALESC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!