COSUD SC: controladorias iniciam projeto para medir a efetividade dos planos de integridade

Foto: Roberto Zacarias /SECOM

ACESSE O SITE

A Câmara Temática de Integridade do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) deu início nesta sexta-feira, 22, a um novo projeto com o objetivo de criar mecanismos para medir a efetividade dos planos de integridade. O grupo é formado por gestores das controladorias e ouvidorias dos estados membros do COSUD.

ACESSE O SITE

“Os planos de integridade, que buscam orientar a conduta ética dos agentes públicos, já estão amplamente disseminados no âmbito dos membros do COSUD. Mas para alcançar os objetivos, não basta executar, é preciso mensurar a efetividade das ações. Não é algo fácil, trata-se de um desafio comum às controladorias, por isso, decidimos trabalhar em conjunto neste tema”, explica o controlador-geral, Pedro Waltrick, coordenador da Câmara.

ACESSE O SITE

Um plano de ação foi elaborado pelo grupo, incluindo a elaboração de uma pesquisa de percepção do servidor em relação à ética e corrupção; a criação de um roteiro para benchmarking no setor privado e sua execução; a seleção de indicadores e consolidação em uma metodologia de mensuração. Uma proposta será apresentada no 13º Encontro COSUD, previsto para maio, em Curitiba, no Paraná.

ACESSE O SITE

Além de Waltrick, participaram da reunião da Câmara Técnica de Integridade o controlador adjunto de Santa Catarina, Alexsandro da Silva, os controladores de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, do Rio de Janeiro, Demétrio Farah, e do Paraná, Letícia Ferreira da Silva, a Ouvidora-Geral de Minas Gerais, Simone Deoud Siqueira, o subsecretário de Transparência do Espírito Santo, Fabiano da Rocha Louzada, e o assistente da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Luciano Salvaterra.

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje