COSUD em Santa Catarina: Câmara Temática propõe implantação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher em todos os sete estados

Foto: Helena Marquardt / SAS

ACESSE O SITE

Durante a Câmara Temática de Políticas para Mulheres da 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada nesta sexta-feira, 22, representantes dos sete estados participantes definiram como propostas a implantação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher e criação do Pacto Interestadual de Combate a Violência contra as Mulheres.

ACESSE O SITE

Durante todo o dia, secretários de Estado e servidores estaduais discutiram desafios comuns da área de políticas para as mulheres e apontaram a dificuldade de financiamento e de fazer com que as ações cheguem principalmente aos pequenos municípios do interior, como são a maioria das cidades de Santa Catarina.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

“O que percebemos durante as discussões é que os Estados enfrentam desafios muito semelhantes quando tratamos de políticas para as mulheres, então esse momento de reflexão e construção coletiva é muito importante e traz muito mais força para que possamos fazer um planejamento e propor soluções para os problemas comuns”, disse a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, que coordenou a Câmara Temática.

ACESSE O SITE

Juntos os estados definiram que a implantação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher em todos os sete estados participantes do Cosud, é fundamental para garantir o repasse fundo a fundo para que os municípios incentivem a implantação de conselhos ou Organizações de Políticas para Mulheres (OPM’s), criem os seus fundos municipais e de fato implementem políticas nessa área que beneficiem as mulheres.

ACESSE O SITE

Outro tema que esteve em destaque nessa câmara temática foi a violência contra a mulher que é uma realidade preocupante relatada por todos os participantes. Estudando esse tema a proposta do grupo foi a criação de um Pacto Interestadual de Combate a Violência contra as Mulheres. Este documento nortearia ações conjuntas não somente para combater a violência, mas também promover o desenvolvimento das mulheres em áreas de educação, trabalho, entre outras.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

Mais informações:Jornalista Helena MarquardtSecretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje