Secretaria da Proteção e Defesa Civil apresenta Consulta Pública do Manual de Operação de barragens para os municípios do Alto Vale do Itajaí – Foto: Airton Fernandes / SDC
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil realizou o primeiro evento de apresentação da consulta pública do Manual de Operação das barragens de contenção de cheias para os municípios do Alto Vale do Itajaí. A consulta, que começou no dia 7 de outubro, ocorreu na Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), em Rio do Sul. O evento, realizado nesta segunda-feira, 21, contou com a participação de prefeitos, autoridades locais, instituições e cidadãos interessados em entender e contribuir tecnicamente para o aprimoramento do documento.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, conduziu uma palestra destacando as etapas da revisão do manual e detalhou como os interessados podem participar desse processo essencial para a gestão de barragens no estado.
“Resolvemos desta vez, fazer algo diferente, onde técnicos e sociedade participem neste momento em que discutimos a atualização do material, para que essa discussão não ocorra durante a operação. Assim que for firmado o documento técnico, será este o documento que vamos seguir. Durante este período, aceitaremos todas as sugestões técnicas, e, se pertinentes, vamos analisar e acrescentar”, afirmou Fabiano de Souza.
A participação técnica foi amplamente reforçada, uma vez que o envolvimento da sociedade é fundamental para garantir que as normas sejam eficientes e seguras.
Durante o evento, foi destacada a linha do tempo do Manual de Operação de Barragens, que passou por diversas atualizações desde sua criação em 2018 pela Defesa Civil. A terceira revisão do manual, realizada em 2024, traz uma nova abordagem para a operação das barragens e está sendo colocada à disposição do público para análise e contribuição até o dia 8 de novembro.
O evento também contou com uma roda de conversa ao final da apresentação, onde os técnicos da Defesa Civil estiveram à disposição para responder perguntas e responder dúvidas dos presentes. Essa interação proporcionou um espaço aberto e esclarecedor, fortalecendo o diálogo entre a comunidade e os órgãos responsáveis pela segurança hídrica e territorial.
A consulta pública é uma oportunidade única para que a população e órgãos técnicos participem do processo de revisão do manual. Entre os objetivos estão o fortalecimento da gestão de risco e desastres e a garantia da proteção das comunidades em áreas vulneráveis.
Os interessados podem acessar o Manual de Operação de Barragens e contribuir com sugestões e observações até o dia 8 de novembro. O formulário de contribuição está disponível no site oficial da Defesa Civil de Santa Catarina.
Informações adicionais para a imprensa:ASCOM | SDCTexto: Grasiele AguiarASCOM – Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!