A Prefeitura de Florianópolis já finalizou o restauro do madeiramento e telhas da cobertura, assim como está para concluir os serviços de reboco, do Casarão Bento Silvério, no Centrinho da Lagoa da Conceição. Afinal, a edificação da antiga estação radiotelegráfica construída em 1912 com traços da arquitetura do período pós-revolução industrial, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do Município em 1985, encontra-se em reforma. É mais uma obra conduzida pela Secretaria de Infraestrutura que contribui para a preservação da memória local para as novas e futuras gerações.
“As obras levam em consideração a necessidade de resguardar a tipologia arquitetônica do Casarão, mas também oferecer um espaço mais seguro e confortável a quem for usufruí-lo, inclusive aos finais de semana”, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina. É que a edificação e a Casa das Máquinas, que fica ao lado, compreendem o Centro Cultural Bento Silvério, sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
A reforma implica na restauração da estrutura do prédio em si, ou seja, de toda a alvenaria, tomando o cuidado, por exemplo, de remover o reboco mal aderido e substituí-lo por novo de mesma qualidade do original, bem como de restaurar as pinturas artísticas do rodateto; da cobertura, com a substituição de partes do forro e da estrutura do telhado, ambos de madeira, e trocas de todas as ripas e telhas, e das esquadrias de madeira e do piso de ladrilho hidráulico, que terá restauro e recomposição.
Além de novas instalações elétricas (cabeamento, iluminação, tomadas e interruptores) e hidrossanitárias, inclusive, com acessibilidade de banheiros – as quais encontram-se em execução, assim como o restauro das esquadrias de madeira. Sendo que também estão previstas instalações preventivas contra incêndio e de climatização central.
Os serviços, executados pela Planalto Engenharia LTDA EPP, têm prazo de conclusão até julho.
Utilização do espaço
Tal como ocorria anteriormente às obras, o espaço vai servir para a realização de eventos culturais, sejam eles apresentações de grupos de Boi-de-Mamão, Terno de Reis, Ratoeira, Cantoria do Divino e Pau-de-Fita, típicas da cultura local; exposições, oficinas, cursos e afins, e atividades sociais como reuniões de moradores e encontros de artesãos, sobretudo, as tradicionais rendeiras, da Lagoa da Conceição. E ainda disponibilizar ao público salas permanentes como a biblioteca.
De acordo com o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), o Casarão Bento Silvério, com área total de 226 metros quadrados, foi construído pelo antigo Departamento de Correios e Telégrafos e teve como função inicial dar suporte à navegação costeira e transatlântica, em decorrência de acordos internacionais de que o Brasil participava, à época. Já conforme a Fundação Franklin Cascaes, Bento Silvério (1951-1987), natural do então Distrito da Lagoa da Conceição, foi um respeitável repórter político catarinense, que também se destacou por ser contista.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!