A reunião da Comissão de Assuntos Municipais desta terça (12) recebeu associações de municípios que compõem a região da Serra. Manifestaram-se representantes da Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc) e Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc).
A reunião foi realizada no Centroserra, em Lages, durante a 4ª edição do Alesc Itinerante. A participação das associações atende ao requerimento 199/2024, de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL), que também conduziu o debate.
Roberto Mulin de Almeida representou a AMURC, que é formada pelos municípios de Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul. Para ele, o programa Alesc Itinerante gera uma proximidade com os municípios.
A sua principal demanda para os deputados foi apoio para implementar programas de fomento ao turismo nos municípios da região. Para incentivar o turismo e a cultura, também pediu apoio para a construção de uma arena em Curitibanos e o Parque do Sino da Paz, em Frei Rogério.
Segundo Almeida, quatro dos cinco municípios da AMURC têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Então a destinação de recursos, encaminhamentos e apoios ajudam o desenvolvimento que os municípios necessitam. A AMURC é a menor associação de municípios do estado, mas que “está em pleno desenvolvimento, com desafios sociais pela frente”, disse.
Luciano Angonese apresentou a AMPLASC, consórcio dos municípios: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa. Ele trouxe os principais desafios dos municípios, que são na área de logística, energia, cobertura de telefonia e internet rural. Essas deficiências prejudicam o escoamento da produção e processos como emissão de notas fiscais nas propriedades. Também pediu apoio para a infraestrutura de saúde e ensino técnico e superior.
Angonese destacou que os municípios da Associação têm forte produção agrícola, principalmente de grãos e são sede de três das oito usinas hidrelétricas do estado. A AMPLASC oferece para as prefeituras assistência em engenharia, arquitetura e agrimensura, principalmente para regularização fundiária.
Com a colaboração de Cíntia de Oliveira
Fonte: Agência ALESC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!