Doadores de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea terão atendimento preferencial em Santa Catarina. Essa foi uma das deliberações da reunião da Comissão de Saúde na manhã desta quarta-feira (11), que atendeu por unanimidade o relatório propositivo do deputado Lucas Neves (Podemos) ao Projeto de Lei (PL) 125/2024, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD). Denominada “Solidariedade à frente” a matéria prevê que os doadores regulares tenham atendimento preferencial em comércios, eventos patrocinados pela administração pública estadual e em órgãos públicos do Estado.
De acordo com a proposição, serão consideradas doadoras regulares as pessoas que tiverem feito, pelo menos, duas doações de sangue no período de um ano ou uma doação de medula óssea nos três anos anteriores ao uso do direito. As doações devem ter sido feitas em instituições de Santa Catarina. Ainda para comprovar o direito ao benefício, os doadores devem portar carteirinha de doador, atestado ou outros meios de identificação instituídos pelas organizações responsáveis.
Conforme o autor, deputado Napoleão Bernardes, o objetivo do projeto é incentivar as doações no Estado. A proposta segue agora para a votação no plenário.
Conscientização Para promover a conscientização sobre as doenças crônicas não transmissíveis, seus fatores de risco e medidas de prevenção e controle foi aprovado, por unanimidade, o PL 251/2024, de autoria do deputado Emerson Stein (MDB), que institui a data 07 de abril como o Dia de Prevenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O relator da proposição, deputado Soratto (PL), acatou a justificativa do autor da matéria contextualizando que “as doenças crônicas são responsáveis por cerca de 72% das mortes no país”.
Ainda, foi atendido por unanimidade, o PL 468/2024, de autoria do deputado Fernando Krelling (MDB), que instituiu a Semana Estadual de Combate às Doenças Pulmonares. O relator da matéria, deputado Soratto(PL), emitiu parecer favorável avaliando a importância da prevenção, conscientização e tratamento destas enfermidades. “As doenças pulmonares estão entre as principais causas de internações graves e mortes no Brasil”, observou. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de seis milhões de brasileiros são afetados por algum tipo de doença pulmonar. A proposição institui que a segunda semana do mês de outubro será destinada às ações de prevenção e combate às Doenças Pulmonares.
Fundamentado em dados como o fato do Brasil ser o terceiro país com a maior população feminina encarcerada no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China e que em setembro de 2023, havia 1.204 mulheres presas em Santa Catarina, o deputado Rodrigo Minotto (PDT) propôs o PL 199/2021, que assegura o atendimento ginecológico às gestantes que se encontrem sob a tutela do Estado, em presídios, penitenciárias e centros de atendimento socioeducativo, durante o período do pré-natal, parto e pós-parto. O relator da matéria, deputado Sérgio Guimarães (UB) , emitiu voto favorável à matéria que foi aprovada por unanimidade pelos demais membros da Comissão de Saúde.
Também foi aprovado, por unanimidade, o relatório favorável do deputado José Milton Scheffer ao PL 432/2024, de autoria do deputado Rodrigo Minotto (PDT), que reconhece os serviços odontológicos como essenciais para os catarinenses em tempos de calamidade pública. A matéria foi acatada com emenda substitutiva global emitida pelo relator deputado Napoleão Bernardes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Fonte: Agência ALESC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!