Com a expansão de 25 km de ciclovia, Blumenau projeta alcançar 138 km de extensão até 2022

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), tem trabalhado para a melhoria do sistema viário e harmonia entre os modais. Além dos projetos de mobilidade urbana, que resultam nas obras estruturantes que podemos visualizar de Norte a Sul e Leste a Oeste, o município tem avançado bastante nos últimos anos na extensão da malha cicloviária.

ACESSE O SITE

Em 2015, segundo dados do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Blumenau, a cidade contabilizava cerca de 78,92 quilômetros de faixa destinada aos ciclistas. Ao final de 2020, o município alcançou a marca de 113 km, que se ampliará em 2022 para 138 km, após a conclusão de todas as obras que seguem em andamento. São aproximadamente 25 km a mais de extensão do que existe hoje na cidade, ampliando a conexão entre os bairros.

ACESSE O SITE

“Nosso objetivo é seguir melhorando a cidade sem esquecer que cuidar das pessoas deve ser sempre nossa maior missão. Estamos projetando uma Blumenau para as pessoas, onde o pedestre, o ciclista e o usuário do transporte coletivo sejam tão bem atendidos quanto quem trafega no conforto de seu veículo particular. Mais do que mobilidade urbana, buscamos incansavelmente a segurança e mais qualidade de vida para todos os blumenauenses, independente do meio que escolhem para se locomover”, salienta o prefeito Mário Hildebrandt.

ACESSE O SITE

Além das obras no Corredor Sul e do pacote viabilizado pelo PAC, a Diretoria de Mobilidade Urbana (DMU) fez uma revisão das obras do pacote de revitalização, referente aos principais corredores de serviço da cidade, conseguindo assim, contemplar outras vias com ciclovia.

ACESSE O SITE

Entre estas ruas que passarão a dispor de faixa aos ciclistas estão a Rua João Pessoa, que ganhará 2,3 km, a Rua Marechal Deodoro, que passará a ter 413 metros de ciclofaixa e a Rua Gustavo Salinger, que ganhará 750m. A Rua Júlio Michel também foi contemplada com 613m de pista para bicicletas.

ACESSE O SITE

Das obras em andamento podemos mencionar o Corredor Sul, que será atendido com ciclovia na Rua Amazonas, em trecho da Rua Hermann Huscher e na Rua Soldado Moacir Pinheiro, ligando as duas principais vias do Distrito do Garcia, passando pela Ponte do Mirelo.

ACESSE O SITE

Na região Norte, as ruas Frederico Jensen, Gustavo Zimmermann, Ari Barroso e Profº Jacob Ineichen já tiveram ordem de servido assinadas e em breve estarão à disposição da comunidade. Outras vias que também pertencem ao pacote do PAC e que ganharão faixa para ciclistas são as ruas Eng. Udo Deeke, Bahia, Missões e 2 de Setembro. Obras que irão ampliar em mais 10,5 km a malha cicloviária do município.

ACESSE O SITE

"Estamos focados em construir uma cidade estruturada, sustentável e inclusiva. Nosso planejamento é contemplar os vários modais de transporte, favorecendo a harmonia entre pedestres, ciclistas, veículos e transporte coletivo, privilegiando a maior qualidade de vida para a nossa população", Éder Boron.

ACESSE O SITE

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga

ACESSE O SITE

postada em 26/05/2021 14:56 - 18 visualizações

ACESSE O SITE

Fotos

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje