CEI de Joinville é premiado nacionalmente por projeto desenvolvido durante a pandemia

Um projeto desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Adolfo Artmann, da Rede Municipal de Ensino de Joinville, foi premiado nacionalmente pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia.

ACESSE O SITE

O 22º Prêmio Arte na Escola Cidadã divulgou o resultado na última quarta-feira (8) com os cinco escolhidos por mobilizarem os alunos e suas famílias a partir do ensino das artes, entre mais de 1.200 projetos inscritos. O contemplado na categoria Educação Infantil foi o projeto “Um Brinquedo Chamado Música”, da professora Jacqueline Elisa Koch.

ACESSE O SITE

Em fevereiro de 2020, Jacqueline atuava como professora volante, nome dado às professoras que realizam atividades extras com os estudantes, e havia iniciado as aulas de musicalização para as crianças do CEI Adolfo Artmann de forma presencial.

ACESSE O SITE

Para os alunos pequenos, do berçário e maternal, havia cantigas de roda e histórias sonorizadas. Os alunos do segundo período da Educação Infantil, com cinco e seis anos, já começavam experiência de criações sonoras e formação de bandinha rítmica com objetos do dia a dia e sucata.

ACESSE O SITE

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus chegando ao Brasil após seis semanas do início do ano letivo, Jacqueline precisou adaptar as aulas de musicalização para o ensino à distância.

ACESSE O SITE

Com criatividade e empenho, ela transformou os vídeos de suas aulas em produções que garantiam o interesse das crianças mesmo que estas precisassem assistir a professora na tela de celulares, notebooks e TVs. Para isso, chegou a utilizar efeitos visuais como chroma key e stop motion.

ACESSE O SITE

“Tinha que ser tudo mais bonito para que as crianças se interessassem por estes vídeos, que ficassem tão atrativos quanto todos os outros conteúdos que eles assistem na TV e no celular da mãe ou do pai. Era importante que elas tivessem prazer em desenvolver estas atividades em casa”, recorda Jacqueline.

ACESSE O SITE

O resultado superou as expectativas: os familiares se engajaram e participaram ativamente das atividades com as crianças. Durante o ano, foram construídos brinquedos sonoros e instrumentos musicais em casa, e os alunos puderam realizar trocas de histórias e experiências com as famílias enquanto aprendiam novas linguagens e formas de expressão e desenvolviam a concentração, o ritmo e a paciência, entre outras habilidades.

ACESSE O SITE

O projeto “Um Brinquedo Chamado Música” já havia sido premiado neste ano pelo Prêmio Boas Práticas de Professores durante a Pandemia”, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, quando Jacqueline foi contemplada juntamente com a professora Silmara Voltolini. Agora, com esta nova premiação, ela receberá um valor em dinheiro e equipamentos digitais para o CEI Adolfo Artmann, além de certificado e troféu.

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje