CBMSC promove padronização de programas comunitários e atualização de normas sobre voluntariado

Fotos: Divulgação/CBMSC

ACESSE O SITE

A Coordenadoria de Programas Comunitários do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou um encontro voltado à padronização de seus programas comunitários e à revisão das normas e regulamentações sobre o trabalho voluntário. A reunião foi realizada nos dias 12 e 13 de setembro, em Lages.

ACESSE O SITE

Na ocasião, o presidente da coordenadoria, coronel Jorge Artur Cameu Júnior, ressaltou a importância do evento, que reuniu militares de todas as regiões do estado.”Foram dois dias de intenso trabalho, em que o espírito de colaboração prevaleceu. Os participantes concentraram esforços para buscar soluções eficazes para os programas comunitários, que são cada vez mais essenciais para o CBMSC. Esses programas não apenas fortalecem a integração entre a corporação e a comunidade, mas também ampliam a participação da população em ações de prevenção e resposta a emergências, contribuindo diretamente para tornar Santa Catarina um estado mais seguro e preparado para enfrentar desafios”, destacou o coronel Cameu.

ACESSE O SITE

Entre as diversas deliberações, o principal destaque foi a conclusão da proposta de Código de Conduta e Disciplina dos Voluntários do CBMSC. O documento será encaminhado ao Estado-Maior Geral para apreciação e aprovação, representando um avanço significativo, aguardado há bastante tempo, que contribuirá para aprimorar ainda mais o serviço voluntário na corporação.

ACESSE O SITE

Conheça os projetos sociais do CBMSC

Bombeiro Mirim

ACESSE O SITE

É destinado a crianças estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O objetivo é capacitar as crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes através do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

Bombeiro Juvenil

ACESSE O SITE

O Programa Bombeiro Juvenil é destinado a adolescentes de 13 (treze) a 17 (dezessete) anos de idade. Seu objetivo principal é promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade e valorização da cidadania e autoestima, tendo como tema as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

Brigada Sênior

ACESSE O SITE

O Programa Brigada Sênior é destinado à população considerada idosa. O programa visa disseminar conhecimentos ao público-alvo, a fim de prevenir eventuais acidentes e também realizar um atendimento de primeiros socorros imediato em situações de sinistro em seus lares ou em lugares onde se reúnem socialmente. 

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

O programa possui 40 horas distribuídas em três disciplinas, são elas: noções de primeiros socorros, noções de prevenção e atuação inicial em acidentes e incêndios; e noções de percepção e gestão de risco e atuação inicial em acidentes.

ACESSE O SITE

Projeto Golfinho

ACESSE O SITE

O Projeto Golfinho é um programa de conscientização e prevenção sobre os perigos dos ambientes aquáticos, além de promover a cidadania e os cuidados com o meio ambiente. O objetivo do projeto é conscientizar as crianças de forma lúdica, alternando momentos de aprendizagem e diversão, fazendo com que tomem atitudes preventivas e que disseminem essas ideias entre os familiares e pessoas da comunidade.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

Todo ano, durante o verão, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina oferece esse projeto gratuitamente à população em diversos locais do estado (praias no litoral ou piscinas, lagos e rios no interior).

ACESSE O SITE

Praia Acessível

ACESSE O SITE

Desde 2013, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contribui para garantir a segurança e acessibilidade de cadeirantes e deficientes físicos nas praias catarinenses. Para a prática destas ações, foi criado o projeto “Praia Acessível”, que disponibiliza gratuitamente cadeiras adaptadas aos banhistas com mobilidade reduzida. O uso das cadeiras conta com a supervisão dos Guarda-Vidas, que monitoram e protegem os visitantes em cada banho de mar. Atualmente, o CBMSC possui cerca de 80 cadeiras anfíbias disponíveis em aproximadamente 60 praias catarinenses.

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

A consulta das praias inclusas no projeto Praia Acessível pode ser realizada através do aplicativo “CBMSC Cidadão”. A ferramenta também exibe a localização e ativação dos postos Guarda-Vidas, além das condições gerais do mar e praias com ocorrências de água-viva. Faça o download do aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para Android e IOS, e aproveite sua praia com muito mais segurança.

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje