Foto: Divulgação / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) continua orientando e atualizando a comunidade sobre as obras da nova ETE Potecas, em São José. Informações sobre os benefícios da coleta e tratamento de esgoto para a saúde pública e a conservação do meio ambiente foram levadas à comunidade durante a Mostra Cultural que encerrou o ano letivo na Escola de Ensino Fundamental de Potecas.
Maria Gabriela Elias, moradora do bairro Jardim Botânico, conversou com a equipe da Casan e tirou suas dúvidas sobre a nova unidade. “É importante essa divulgação, porque a questão do cheiro é muito ruim, principalmente quando tem vento sul. Essa integração na escola também é importante para pessoas que não têm acesso à internet e também para as crianças”, considera a assistente administrativa.
Professores, alunos e familiares também acompanharam o experimento prático que demonstra o processo de erosão e a relevância da mata ciliar para a conservação ambiental. O experimento faz parte do trabalho de educomunicação que a Casan desenvolve em escolas da região. Em 2024, mais de 300 crianças, em cinco escolas próximas a nova ETE Potecas, participaram das atividades.
O projeto, que une educação e comunicação, vai continuar em 2025, buscando ampliar o conhecimento e o pensamento crítico dos alunos sobre a história, a importância e os benefícios do saneamento básico.
Com investimento de R$ 270 milhões, a nova ETE Potecas terá capacidade de depuração de 600 l/s na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual com sistema de lagoas de estabilização. A previsão de entrega da Estação é o segundo semestre de 2025. Mais de 300 mil moradores serão atendidos na primeira etapa, podendo chegar a mais de 430 com ampliação das redes de coleta. Moradores da parte continental de Florianópolis e de São José serão beneficiados.
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!