Casan intensifica controle da qualidade da água em parceria com Senai

Foto: Divulgação / Casan

ACESSE O SITE

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) reforça seu compromisso com a qualidade da água fornecida aos catarinenses por meio de uma parceria estratégica com o Instituto Senai de Tecnologia Ambiental, de Blumenau. A companhia firmou dois contratos com o instituto, para apoiar as análises realizadas pela Casan, complementando os ensaios conduzidos em seus 10 laboratórios próprios.

ACESSE O SITE

Nos próximos dois anos, a Casan, em colaboração com o Instituto Senai, fará cerca de 25 mil ensaios para garantir a segurança e a qualidade da água. Um dos contratos prevê aproximadamente 20 mil ensaios em amostras coletadas dos sistemas de distribuição, saídas de tratamento, e mananciais subterrâneos e superficiais. Essas análises abrangem diversos parâmetros como o índice agrotóxicos, materiais orgânicos, inorgânicos, atendendo às exigências do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária de Santa Catarina para a água tratada, distribuída e bruta. Além disso, o segundo contrato abrange mais de 4 mil análises de efluente tratado, ou seja, do esgoto que foi depurado, ao longo dos próximos dois anos.

ACESSE O SITE

Essas iniciativas reforçam a dedicação da Casan em garantir que a água consumida pelos catarinenses atenda aos mais rigorosos padrões de qualidade, sempre buscando a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

ACESSE O SITE

Troca de conhecimento 

ACESSE O SITE
ACESSE O SITE

A Casan entende que os contratos com o Senai facilitam a logística de atendimento correto relacionado aos tempos de análise, e favorece a troca de experiências e conhecimento entre as duas instituições. Além disso, os resultados são obtidos no próprio Estado. 

ACESSE O SITE

“É uma colaboração de grande importância para a Casan, pela confiança no trabalho executado pelo SENAI e pela troca de experiências e conhecimentos entre as instituições, aproximando ainda mais as equipes de nossa rede de laboratórios de técnicas avançadas de análise que buscamos internalizar na companhia”, avalia o chefe da Divisão de Políticas de Qualidade da Casan, Felipe Antonio Cassini.

ACESSE O SITE

Os laboratórios da Companhia são responsáveis por mais de 540 mil análises anuais nas Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE). Em relação à água, são avaliados parâmetros de cor, turbidez e cloro residual. Já em relação ao tratamento de esgoto, são avaliados parâmetros como coliformes totais, nitrogênio, nitrito, fósforo e alumínio, entre diversos outros.

ACESSE O SITE

Os ensaios conduzidos pelo Senai analisam parâmetros que são exigidos por órgãos como o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Vigilância Sanitária de Santa Catarina, e que a CASAN não executa em sua rede de laboratórios.

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje