Fotos: Divulgação / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) atingiu um novo marco no andamento das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular, em Florianópolis. Na última semana, foi concluída a fase de concretagem do Tanque de Contato de Cloro, uma das maiores estruturas em construção na Estação, com volume total de aproximadamente 1124 m³. A operação utilizou um volume de concreto de 59m³, correspondente a oito caminhões betoneira.
A concretagem concluiu a última parte das paredes laterais e internas do Tanque de Contato de Cloro. A estrutura entra agora em uma nova fase de construção, com a execução das paredes internas. Quando entrar em operação, o tanque vai integrar a última etapa de tratamento do esgoto, sendo responsável pela descontaminação do efluente final por aplicação de cloro gás. O concreto também foi usado na construção de outras estruturas, como a Casa de Sopradores e Biofiltros e o Tanque de Lodo Adensado.
As obras na ETE Insular vão aumentar a capacidade de depuração da Estação em quase três vezes em relação à capacidade atual, com vazão máxima prevista para 612L/s. A ETE Insular também terá uma tecnologia avançada para o tratamento terciário do efluente, que vai garantir a eliminação de nutrientes poluidores específicos e grau de pureza maior do efluente tratado. As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm investimento de R$194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!