Boletim Coronavírus Blumenau - 30/05/2021

Blumenau registra 525 óbitos por Coronavírus Blumenau registra mais dois óbitos, somando agora 525 mortes por Coronavírus no município. No último sábado, dia 29, foi confirmada a morte de um homem 62 anos. Neste domingo, dia 30, uma mulher de 99 anos veio a óbito. As duas vítimas tinham comorbidades. Blumenau registra ainda neste domingo, dia 30, um total de 53.542 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 64 a mais do que registrado na última sábado, dia 30, quando o município contabilizava 53.478 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, dois foram por meio de teste RT-PCR, um por teste rápido, um por teste sorológico e 60 por antígeno. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 189.008 testes para Covid-19. Somente neste domingo foram processados 236 exames. Entre os casos positivos, 628 pacientes estão em tratamento. Destes, 564 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 89 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 46 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 43 em enfermaria. Destes na UTI, 40 pacientes são de Blumenau (38 confirmados e dois em análise) e seis pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 48,9% em relação à capacidade máxima, com 94 leitos ativos, e 69,7% em relação à capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 30 pacientes de Blumenau (26 confirmados e quatro em análise) e 13 de outros municípios (12 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 24,3%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 169 atendimentos, com 19 deles decorrentes de síndromes gripais. O município contabiliza também 52.389 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

ACESSE O SITE

Blumenau abre novo agendamento para vacinação contra Covid-19 A Prefeitura de Blumenau abre neste domingo, 29, um novo agendamento para a vacinação contra a Covid-19. São mais de 2 mil vagas para aplicação ainda neste domingo, dia 30 (até as 22h) e na segunda-feira, 31, no Parque Vila Germânica. As vagas contemplam diversos públicos (Confira listagem abaixo) entre eles, grupos da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidades. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo link bit.ly/VacinaBlumenau ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que retoma o atendimento nesta segunda-feira, 31, a partir das 8h. Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. Vale ressaltar que quem realizou a vacina da Gripe (H1N1) deve aguardar um período de 14 dias para se vacinar contra a Covid-19.

ACESSE O SITE

Confira os públicos que podem agendar vacinação e a documentação necessária: Profissionais acima dos 18 anos que atuam na equipe técnica, administrativa e pedagógica, na gestão do PlanConEdu: Documento de identificação com foto e declaração comprobatória no modelo oficial fornecido pelo Governo do Estado. Só serão vacinados os profissionais listados pelo município de acordo com o cadastro enviado pelo Estado para a vacinação contra a Covid-19.

ACESSE O SITE

Professores e auxiliares que atuam nas instituições exclusivas de Educação Especial (Caesp), ou seja, professores e auxiliares da APAE e do CEMEA acima dos 18 anos: Documento de identificação com foto e declaração comprobatória no modelo oficial fornecido pelo Governo do Estado. Só serão vacinados os profissionais listados pelo município de acordo com o cadastro enviado pelo Estado para a vacinação contra a Covid-19.

ACESSE O SITE

Professores, segundo professores, auxiliares e afins acima dos 18 anos que atuam em sala de aula: a) na educação infantil, com crianças de 0 a 3 anos de idade; b) na pré-escola, com crianças de 4 a 6 anos de idade; c) do ensino fundamental anos iniciais (ciclo de alfabetização 1° ao 3° anos); d) do ensino fundamental anos iniciais (4° e 5° anos) e e) ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano): Documento de identificação com foto e declaração comprobatória no modelo oficial fornecido pelo Governo do Estado. Só serão vacinados os profissionais listados pelo município de acordo com o cadastro enviado pelo Estado para a vacinação contra a Covid-19.

ACESSE O SITE

Profissionais acima de 18 anos que atuam nas unidades de educação públicas ou privadas nas atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares: Documento de identificação com foto e declaração comprobatória no modelo oficial fornecido pelo Governo do Estado. Só serão vacinados os profissionais listados pelo município de acordo com o cadastro enviado pelo Estado para a vacinação contra a Covid-19.

ACESSE O SITE

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e Forças Armadas acima dos 18 anos das seguintes Corporações: Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Defesa Civil Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais, Bombeiros Voluntários e membros das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) lotados em Santa Catarina: Documento de identificação, carteira funcional, contracheque ou documento comprobatório (ofício) assinado pela chefia da corporação, informando que o profissional tem vínculo efetivo e ativo com a instituição.

ACESSE O SITE

Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) acima dos 18 anos: Comprovante de recebimento do benefício.

ACESSE O SITE

Pessoas com Deficiência Permanente acima de 18 anos: Atestado ou declaração médica ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência, ou ainda Carteira de Transporte Público.

ACESSE O SITE

Pessoas com comorbidades como, por exemplo, Fibrose Cística e transplantados, acima dos 18 anos (Lista completa de comorbidades em https://www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus/comorbidades/): Preferencialmente atestado ou declaração médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento. Receitas de medicamentos que deixem claro a condição da pessoa (validade de 1 ano para medicamentos de uso não controlados) também terão aceitação na falta das opções anteriores.

ACESSE O SITE

Puérperas com comorbidades acima dos 18 anos (Lista completa de comorbidades em https://www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus/comorbidades/): Declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento + comprovação de comorbidade.

ACESSE O SITE

Pessoas com hipertensão arterial estágios 1 e 2 acima de 50 anos: Preferencialmente atestado ou declaração médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento. Receitas de medicamentos que deixem claro a condição da pessoa (validade de 1 ano para medicamentos de uso não controlados) também terão aceitação na falta das opções anteriores.

ACESSE O SITE

Idosos acima dos 60 anos: Documento de identificação.

ACESSE O SITE

Vacinação de outros públicos Conforme a deliberação 065 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), pessoas em situação de rua com idade entre 18 e 59 anos e a população privada de liberdade que tenha comorbidades, deficiência permanente grave ou idade acima de 60 anos, também devem receber a vacinação contra a Covid-19. No caso das pessoas em situação de rua, além da vacinação dos usuários no abrigo municipal, a Secretaria de Promoção da Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, fará a busca ativa do público-alvo. Já as pessoas privadas de liberdade serão vacinadas mediante listagem, assim como já acontece com os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

ACESSE O SITE

Os demais grupos da educação serão contemplados, de forma gradual e escalonada, conforme o município for recebendo novas remessas de vacina do Governo do Estado.

ACESSE O SITE

Trabalhadores da Saúde Os trabalhadores da saúde, que estão com as vagas esgotadas neste momento, podem preencher um cadastro demonstrando interesse em realizar a vacinação assim que novas doses do imunizante forem enviadas pelo Governo do Estado. O cadastramento está disponível em bit.ly/VacinaBlumenau.

ACESSE O SITE

Atestado/Declaração Médica A Prefeitura está disponibilizando um modelo de declaração médica para que pessoas com comorbidades possam comprovar a condição pré-existente da patologia e consigam receber a vacina contra o Coronavírus. O documento disponível por meio do link bit.ly/VacinaBlumenau deve ser preenchido e assinado pelo profissional médico atestando com exatidão a comorbidade do paciente.

ACESSE O SITE

O objetivo do documento é dar agilidade ao atendimento realizado na Central de Vacinação, no Setor 1 do Parque Vila Germânica, uma vez que muitos usuários estão apresentando declarações que “autorizam aplicação da vacina”, mas sem a indicação da patologia, exigida na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, pelo Ministério da Saúde.

ACESSE O SITE

Aplicação da vacina A orientação é para que os usuários cheguem com até 15 minutos de antecedência ao Parque Vila Germânica para apresentar a documentação comprobatória junto com o documento de identidade e carteira de vacinação. Não é necessário chegar com mais antecedência para evitar aglomerações. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

ACESSE O SITE

Os usuários podem acessar o Setor 1 entrando pela Rua Alberto Stein, utilizando o estacionamento dentro do Parque Vila Germânica. O espaço conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

ACESSE O SITE

Blumenau já aplicou 115.584 vacinas entre 1ª e 2ª doses Neste domingo, dia 30, foram aplicadas 455 vacinas da primeira dose e não tivemos aplicação da segunda dose. Blumenau já aplicou 115.584 vacinas entre 1ª e 2ª doses. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

ACESSE O SITE

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). O canal possibilita a população esclarecer dúvidas sobre sintomas na pandemia de Coronavírus. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

ACESSE O SITE

Central de Monitoramento Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

ACESSE O SITE

Atendimento Rápido Covid-19 A Central de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica atende de segunda a sexta-feira, das 7h até as 22h e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. O local é referência na região central da cidade para demandas relacionadas à Covid-19.

ACESSE O SITE

Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 segue sendo oferecido nos Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

ACESSE O SITE

Atendimento Clínico De segunda a sexta-feira, o atendimento de casos clínicos não relacionados Covid-19 é oferecido nos AGs Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), das 7h às 24h. Nos AGs do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt o atendimento a estas demandas não relacionadas ao Coronavírus acontece nos dias de semana, das 7h às 21h.

ACESSE O SITE

No fim de semana, o atendimento de casos clínicos, não relacionados ao Coronavírus seguem sendo oferecidos no AG Velha e AG Garcia aos sábados, das 7h ao 12h. Demandas que não sejam de urgência/emergência podem ser direcionados às duas unidades. A atuação dos AGs em horário diferenciado tem por objetivo garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os prontos-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves. Somente neste domingo, dia 30, a Central na Vila Germânica realizou 247 atendimentos e 166 coletas para exames.

ACESSE O SITE

postada em 30/05/2021 18:26 - 39 visualizações

ACESSE O SITE

Fotos

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje