Blumenau apoia curso nacional de licenciatura em Letras Alemão - Prefeitura de Blumenau

ACESSE O SITE

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, participou nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, da reunião de trabalho na Comissão de Educação e Cultura do Senado, em Brasília. A atividade reuniu representantes de universidades, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), da embaixada da Alemanha, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) entre outras entidades ligadas ao ensino. Na ocasião, foi apresentada a proposta para criar no país o curso de Licenciatura em Letras Alemão.

ACESSE O SITE

Blumenau foi o único município ouvido durante a apresentação da proposta para análise na Capes. “Aproveitamos a ocasião para falar sobre as escolas bilíngues de alemão em nosso município. O desafio é formar mais professores nesse idioma para que seja ampliada a oferta do ensino com qualidade”, comentou Zimmermann Neto. “Isso acaba impactando nas relações não só culturais, mas também socioeconômicas, empresariais e acadêmicas de forma geral”.

ACESSE O SITE

Também participaram do encontro o presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado, Flávio Arns, a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, a diretora de Educação Básica da Capes, Marcia Serra Ferreira, docentes e representantes de reitorias de universidades. A embaixada da Alemanha em Brasília foi representada por Claudia Seidler (Cultura) e Nina Sartori-Montecroce (Setor Científico e de Intercâmbios), Reseda Streb (Gerência de Língua Alemã, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Maria Cristina de Oliveira Silveira (superintendente de Projetos Estratégicos da SEEDUC/RJ) e Deise de Brito Perfeito Soares (diretora do Colégio Intercultural Brasil-Alemanha, RJ). Experiências na educação intercultural foram relatadas nas conversações junto com a apresentação do Projeto Político-Pedagógico para o Curso Nacional de Segunda Licenciatura em Letras Alemão.

ACESSE O SITE

A proposição dá continuidade à adesão da UFPR, entre 2016 e 2021, ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Resolução 97/09-CEPE/UFPR). A partir dessa atividade, pretende ampliar oferta similar ao âmbito nacional, em parceria com áreas acadêmicas de Letras Alemão em instituições federais de ensino superior (IFES), tais quais a UFF, UFPel e UFC.

ACESSE O SITE

Saiba mais

ACESSE O SITE

Curso Nacional de Segunda Licenciatura em Letras Alemão

ACESSE O SITE

- Preferencialmente destinado a professores em exercício na Educação Básica Pública. Atende a necessidade de investimento e soluções para o conhecimento insuficiente de idiomas estrangeiros em grandes camadas da população.

ACESSE O SITE

Dados do curso

ACESSE O SITE

Natureza: Segunda Licenciatura

ACESSE O SITE

Modalidade: Híbrido (com atividades online síncronas e fases presenciais para extensão e estágios obrigatórios)

ACESSE O SITE

Regime de matrícula: semestral

ACESSE O SITE

Turno: integral

ACESSE O SITE

Número de vagas: 20

ACESSE O SITE

Carga horária total: 1285 horas, para os alunos com primeira Licenciatura em Letras (com habilitação em Língua Estrangeira, prioritariamente Inglês). Será oferecido itinerário curricular alternativo para professores com domínio prévio de alemão, com um total de 785 horas

ACESSE O SITE

Integralização curricular mínima e máxima: 2 anos no mínimo e 3,5 anos no máximo

ACESSE O SITE

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

ACESSE O SITE

ACESSE O SITE

Fonte: Prefeitura de Blumenau - SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje