Bancada Feminina e Escola do Legislativo lançam projeto “Papo de Ideias”

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, lançou na tarde desta quinta-feira (27) o projeto “Papo de Ideias”. O objetivo é promover conversas com as deputadas que integram a bancada.

ACESSE O SITE

De acordo com Léa Medeiros Cardoso, da Escola do Legislativo, o “Papo de Ideias” busca aproximar o Poder Legislativo estadual da sociedade catarinense, por meio de conversas informais com as deputadas, principalmente na questão referente à participação das mulheres na política.

ACESSE O SITE

Na estreia do projeto, a coordenadora da bancada, deputada Ada de Luca (MDB), participou de um bate-papo mediado pela jornalista Sande Moraes, jornalista e consultora em comunicação e marketing político.

ACESSE O SITE

A deputada respondeu a perguntas dos internautas que acompanharam a live, transmitida na página do Facebook da Escola do Legislativo. Neta de prefeito, filha de vereador e deputado estadual, Ada disse que nasceu na política. “Desde que nasci, era política no café, política no almoço, política na janta. Tudo era política”, comentou. “A política é o meu oxigênio. Acho que só vou parar de fazer política quando morrer.”

ACESSE O SITE

Na juventude, em Criciúma, Ada se envolveu com os grêmios estudantis. Quando o esposo Valmor de Luca (falecido em 2019) se elegeu deputado federal, ela mudou-se com a família para Brasília. Começou a trabalhar como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados, junto com Ulysses Guimarães. Participou ativamente da luta das Diretas Já.

ACESSE O SITE

“Nada caiu do céu, tudo foi com muita luta, com preconceito. Na época a mulher que se envolvia com a política era dada como louca”, comentou Ada. “Nunca me arrependi, tudo foi um aprendizado. Uma missão minha é incentivar a mulher participar da política, não por cargo ou status, mas para melhorar a vida de todos.”

ACESSE O SITE

Ada fez um balanço das diversas ações que desenvolveu no decorrer de 14 anos de atuação como deputada estadual, além do trabalho na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, durante quase oito anos. Elencou os principais projetos de sua autoria que foram transformados em lei.

ACESSE O SITE

Atualmente, a parlamentar tem se dedicado à defesa da exploração sustentável do carvão mineral no Sul do estado e ao combate à pandemia da Covid-19, com enfoque no enfrentamento das sequelas da doença. A parlamentar, que enfrentou a doença, acredita que houve falta de planejamento no combate. “A pandemia foi politizada. O negacionismo foi muito grande, nos trouxe grandes problemas”, disse Ada, que cobrou a ampliação da vacinação.

ACESSE O SITE

Na coordenação da Bancada Feminina, Ada destacou a implantação do Observatório Estadual da Violência contra a Mulher e adiantou que, em breve, a bancada contará com um site próprio.

ACESSE O SITE

“Mulher olha diferente em tudo dentro da política. E nós precisamos cada vez mais mulheres. Ninguém estar querendo esmagar os homens, nós queremos meio a meio. A gente precisa estimular as mulheres. Não é fácil, mas a gente tem garra, tem coragem e enfrenta”, resumiu.

ACESSE O SITE

Sobre o futuro, Ada adiantou que será pré-candidata a deputada federal nas próximas eleições.

ACESSE O SITE

A próxima conversa do “Papo de Ideias” será no dia 10 de junho, às 17 horas, com a deputada Dirce Heiderscheidt (MDB). A transmissão será pelo Facebook da Escola e é aberto ao público. Porém, para receber o certificado da palestra, o participante deve se inscrever ou acessar o site escola.alesc.sc.gov.br e clicar no banner “Papo de Ideias”.

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje