O primeiro lanço grande de tainha da safra 2025 em Balneário Camboriú ocorreu nesta quinta-feira (26), na Praia de Taquaras. Foram capturadas 1.738 tainhas por volta do meio-dia.
O cerco ao peixe envolveu aproximadamente 30 pescadores, que levaram mais de uma hora para fazer a captura. “O peixe está bonito. O tempo é favorável para tainha. Está frio, o mar deu uma mexida com vento e vai vir vento forte de novo, então a expectativa é que se aproxime mais peixe nos próximos dias”, comemora o pescador Jair Euflorzino.
Lanços pequenos foram registrados antes nas praias do Estaleiro, Estaleirinho e Praia Central. De acordo com o coordenador de Pesca e Economia Artesanal da Secretaria do Meio Ambiente, Laercio Demetrio, os lanços estão demorando mais para acontecerem nesta safra. “Um pouco é por causa das condições climáticas, mas o principal motivo da demora é porque a tainha estava bem distante das praias. Tem ano que o peixe viaja mais próximo à costa e tem ano que esse peixe viaja mais distante e numa profundidade maior. Neste ano, tinha muita gente falando que o peixe estava a 40 metros de profundidade, bem distante das praias, em alto-mar”, diz Laercio. Com o encerramento da captura para a modalidade emalhe anilhado na quarta-feira (25), a expectativa é que as capturas na modalidade de arrasto de praia aumentem. “O pessoal do emalhe anilhado conseguiu alcançar a meta deles. Agora que muitas praias vão começar a capturar o peixe. As expectativas são boas também porque vai virar um vento sul amanhã até domingo. Com isso, o peixe viaja de sul para o norte”, explica o coordenador.
A safra da tainha, que ocorre até 31 de julho em nove pontos das praias do município, conta com apoio da Prefeitura.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!