Assistência Social conscientiza sobre a prevenção do câncer de mama

Foto: Natália Lisboa/SAS

ACESSE O SITE

Em uma ação de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), promoveu na tarde desta terça-feira, 8 de outubro, uma palestra sobre o assunto no hall de entrada da sede. A ação é em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate à doença.

ACESSE O SITE

O objetivo é tratar abertamente sobre a doença para aumentar a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e, assim, contribuir para a redução da mortalidade.

ACESSE O SITE

“Estamos aqui hoje para lembrar que o autocuidado é fundamental porque pode salvar vidas. Somos exemplo para as mulheres próximas e também para todas as mulheres de Santa Catarina. É muito importante estarmos juntas para fortalecer o enfrentamento ao câncer de mama”, afirma a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

ACESSE O SITE

Para falar sobre o tema a convidada, Sabrina Lazzarotto, técnica em enfermagem da Orbenk, apresentou algumas informações. Ela falou sobre a recomendação do Ministério da Saúde sobre os cuidados de acordo com a faixa etária; estatísticas, sinais, sintomas, orientações sobre como fazer o autoexame e sobre o diagnóstico. “O autoexame mensal é fundamental, além das consultas de rotina ao médico e cuidados em geral com a saúde”, disse.

ACESSE O SITE

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e representa 11,7% dos casos oncológicos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que em 2024 ocorram 3.860 novos casos de câncer de mama no estado, 340 deles em Florianópolis.

ACESSE O SITE

Conheça os principais sintomas

ACESSE O SITE

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

ACESSE O SITE

Saiba como se prevenir

ACESSE O SITE

Dentre os principais fatores de proteção estão: manutenção do peso corporal saudável, fazer atividades físicas, evitar o consumo de álcool e amamentar o maior tempo possível. Realização de exames preventivos.

ACESSE O SITE

Mais informações:Jornalista Luciane Lemos. Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

ACESSE O SITE

Fonte: Governo SC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje