Assembleia Legislativa sedia Encontro Estadual dos Autodefensores das Apaes

A Federação Catarinense das Apaes (Feapaes) realiza nesta terça-feira (17), no Auditório Antonieta de Barros, o 2º Encontro Estadual dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Santa Catarina. O evento tem o apoio da Assembleia Legislativa, por intermédio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

ACESSE O SITE

“Nada sobre nós, sem nós” é o lema dos autodefensores e expressa o desejo de serem ouvidos e considerados como agentes em seus processos de reabilitação, educação, inclusão e defesa de direitos. A autodefensoria é um movimento desenvolvido pelas Apaes no qual os alunos têm espaço para sugestões e ideias visando à defesa de seus direitos.

ACESSE O SITE

“Os autodefensores representam os anseios, desejos e preocupações de seus companheiros dentro da Apae e, muitas vezes, eles são os portavozes e trazem para suas diretorias e para a própria federação as necessidades e o que eles gostariam que fosse feito por eles”, disse a presidente da Feapaes, Lorena Starke Schimidt.

ACESSE O SITE

Como representantes dos alunos, os autodefensores participam das reuniões, são convocados sempre para as capacitações e em todos os eventos dentro das Apaes eles são as figuras mais importantes, já que foram eleitos pelos seus pares, conforme a presidente.

ACESSE O SITE

O autodefensor estadual Claudemir Risi, da Apae de São Lourenço do Oeste, explicou que o seu papel é ouvir a opinião dos colegas. “O que meus colegas passam para mim, eu passo para a direção, e a direção conversa com a minha coordenadora e conversa com a federação. Isso para mim é muito gratificante, ver o sorriso deles, a alegria deles.” Risi fez questão de frisar o contentamento com o trabalho que desempenha. “É muito gratificante representar o meu estado. Eu amo o que eu faço, amo estar lá representando as Apaes. Adoro participar com meus colegas, quando tiver um atividade estou sempre ao lado deles.”

ACESSE O SITE

A autodefensora estadual Rosa Maria Silva, da Apae de Porto União, disse que o trabalho é buscar melhorias para os alunos e citou como exemplo a busca de mais acessibilidade. “A nossa ideia é melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas com deficiência. É um desafio diário, constante.”

ACESSE O SITE

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), destacou a importância do encontro, já que é preciso ouvir sempre aqueles que estão vivenciando o problema. “Encontros como esse são muito reais, muito vívidos e muito expressivos para que a gente possa melhorar cada vez mais em fazer acontecer dentro desse processo difícil de inclusão, mas cada vez mais amadurecido em nosso estado de Santa Catarina.”

ACESSE O SITE

Os deputados João Amin (PP), Ismael dos Santos (PSD) e Valdir Cobalchini (MDB) também prestigiaram a abertura do encontro.

ACESSE O SITE

"O empoderamento da pessoa com deficiência" foi o tema da primeira palestra do dia, ministrada pelo escritor Marcos Petry, jovem autista, e sua mãe, Arlete Petry. O evento prosseguirá durante o dia com conteúdos motivacionais.

ACESSE O SITE

HistóricoEm 1973, em países desenvolvidos surgiu um movimento chamado "a nova voz", no qual as pessoas com deficiência intelectual passaram a se organizar, estabelecer critérios de liderança para que se fizessem ouvir e tivessem suas reivindicações levadas em consideração. No Brasil, o primeiro fórum de autodefensores foi realizado em Fortaleza, no Ceará, em julho de 2001.

ACESSE O SITE

Em Santa Catarina, a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Apaes passou a ser comemorada na segunda semana de julho, após a aprovação da Lei 16.327/2014, de autoria do ex-deputado estadual José Nei Ascari.

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje