Animais do Zoobotânico de Joinville recebem "picolés" para aliviar o calor

A sexta-feira (21/1) foi mais refrescante para alguns dos animais do Parque Zoobotânico. Os tratadores do parque serviram “picolés” para macacos, araras e papagaios. A ação serve para trazer conforto térmico para esses bichos, que também sentem os efeitos da onda de calor que assola o Estado.

ACESSE O SITE

Camila Uller de Britto, veterinária e coordenadora do Parque Zoobotânico, informa que os picolés são feitos com água, água de coco, suco de frutas e pedaços de banana, coco, laranja, maçã e sementes de girassol.

ACESSE O SITE

“Traz um conforto térmico para os animais neste grande calor. O fato deles lamberem gera uma recomposição hídrica”, explica a veterinária.

ACESSE O SITE

Outro benefício dos “picolés” é criar uma experiência sensorial diferente para os bichos.

ACESSE O SITE

“Os picolés funcionam como uma estratégia inusitada, que traz uma qualidade de vida melhor para os bichos. Por isso, não servimos esse alimento todos os dias”, explica Camila.

ACESSE O SITE

Por enquanto, apenas os macacos, araras e papagaios recebem o alimento refrescante. A equipe do Zoobotânico está desenvolvendo um “picolé” de carne para os furões do parque.

ACESSE O SITE

Quem tem cães e gatos em casa também pode oferecer uma alimentação gelada para seus animais domésticos. Lojas de pecuária e pet shops vendem invólucros de borracha, próprios para fazer os “picolés”.

ACESSE O SITE

“É uma borracha resistente, os animais não conseguem roer. Dai é só colocar no freezer com ração ou patê. Depois que congelar, eles vão lambendo por horas”, ensina Camila.

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje