O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do aluno Gustavo Rosa Lemos, do curso de Engenharia de Software, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aprovado – com nota máxima – nesta quinta-feira, 5, foi o de desenvolver um Sistema de Suporte à Decisão responsável pelo consumo de dados de monitoramento climatológico e pela gestão das ocorrências de desastres, permitindo a mobilização coordenada dos recursos humanos envolvidos na resposta aos problemas identificados.
“As mudanças climáticas estão se tornando cada vez mais evidentes, provocando eventos extremos de desastres e deixando a sociedade cada vez mais atingida diante de sua exposição e vulnerabilidade. Com isso, tive a ideia de desenvolver esse sistema, pois existe um baixo nível de automação de processos, integração/interoperação de sistemas e dos diferentes atores, acarretando em decisões pouco ágeis e com muita informação imprecisa bem como uma baixa incidência de uso de tecnologias avançadas”, destaca Gustavo.
O Sistema de Suporte à Decisão pode ser utilizado para realizar notificações e alertas durante o atendimento de ocorrências em desastres. Ele extrai dados e informações de previsão do tempo e clima (fenômenos meteorológicos, hidrológicos e marítimos) da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).
“Ele analisa, discute, valida e, por fim, gera relatórios de forma colaborativa, ou seja, repassa avisos e alertas para os canais de comunicação que envolvem organizações ligadas à defesa civil nas esferas federal, estadual e municipal”, diz o orientador do trabalho e professor da Udesc Alto Vale, Pedro Sidnei Zanchett.
Zanchett acrescenta, ainda, que como “existem inúmeros atores e áreas envolvidos com a provisão de dados e recursos, e que os desastres são eventos com graus de imprevisibilidade e dinamicidade ao longo dos seus eventos e ocorrências, é necessário que o processo de decisão seja inteligente, ou seja, executado pelo próprio sistema ao invés da intervenção humana”.
Banca de TCC
Além de Zanchett, a banca que analisou o trabalho de Gustavo foi formada pelos professores Marino Luiz Eyerkaufer e Geraldo Menegazzo Varela.
Estudo
O TCC completo poderá ser acessado em breve no site da Biblioteca da Udesc. Mais informações podem ser obtidas no e-mail gustavo.lemos@edu.udesc.br do aluno.
Assessoria de Comunicação da Udesc Alto ValeJornalista Thiago César AugustoE-mail: comunicacao.ceavi@udesc.brTelefone: (47) 3357-8457
Fonte: Governo SC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!