Alesc entrega o Título de Cidadão Catarinense ao conselheiro Adircélio Ferreira Júnior

Adircélio de Moraes Ferreira Júnior recebe o Título de Cidadão Catarinense das mãos do deputado Napoleão Bernardes, proponente da honrariaACESSE O SITE

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) Adircélio de Moraes Ferreira Júnior recebeu, na noite desta quarta-feira (27), o Título de Cidadão Catarinense, em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa. A honraria foi outorgada por meio Lei 18.911/2024, sancionada pelo governador Jorginho Melo (PL) e proposta pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

ACESSE O SITE

“É um conselheiro que se destaca pela atuação acadêmica e profissional por todo o país e com reconhecimento internacional”, afirmou o proponente da homenagem. “Esse é um reconhecimento da Assembleia também à nossa Corte de Contas, que tem se tornado sinônimo das marcas de excelência, zelo, confiabilidade e reputação em prol da governança pública”, completou Napoleão.

ACESSE O SITE

O presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB), parabenizou Adircélio pela homenagem, à qual atribuiu aos serviços prestados pelo conselheiro à sociedade catarinense. “Todos os catarinenses já o têm como filho. Porém, essa iniciativa é importante para oficializar aquilo que já está registrado no coração dos catarinenses”, disse.

ACESSE O SITE

O homenageado lembrou da trajetória familiar ligada à migração. Neto de um cearense e de uma italiana, filho de um goiano e de uma sul-mato-grossense, Adircélio nasceu em Minas Gerais, mas ainda criança seus pais foram para Recife (PE), onde iniciou a carreira acadêmica e profissional. Passou por Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), São Luís (MA), sempre aprovado em concursos públicos.

ACESSE O SITE

“Depois de algumas andanças, terminei vindo parar em Santa Catarina. E não demorei para perceber que esse belíssimo estado era o meu lugar. Esse caminhante chegava ao seu destino”, disse Adircélio.

ACESSE O SITE

O novo cidadão catarinense agradeceu à Assembleia pelo reconhecimento. Também destacou o bom relacionamento com as demais instituições e poderes estaduais.

ACESSE O SITE

“O estado que eu escolhi termina por me escolher como filho seu. Aquele sentimento de pertencimento que eu já trazia comigo é legitimado por meio dessa honraria”, afirmou Adircélio, que ao final do discurso parafraseou o cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga. “Aqui vivo, trabalho e descanso feliz.”

ACESSE O SITE

A sessão solene de outorga do Título de Cidadão Catarinense foi prestigiada por representantes dos poderes Executivo e Judiciário do Estado, além de deputados estaduais, ex-governadores, desembargadores e promotores de Justiça, conselheiros do TCE e defensores públicos. O governador Jorginho Melo foi representado pelo secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Mendes.

ACESSE O SITE

Pela Assembleia, participaram os deputados Julio Garcia (PSD), Rodrigo Minotto (PDT), Cleiton Fossá (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Soratto (PL). O presidente do TCE-SC, conselheiro Herneus de Nadal, e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargadora Maria do Rocío Luz Santa Rita, também acompanharam a solenidade.

ACESSE O SITE

O homenageado Adircélio de Moraes Ferreira Júnior nasceu em 14 de maio de 1973, em Belo Horizonte (MG). Formou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de ser mestre e doutor em Direito pela UFSC.

ACESSE O SITE

No serviço público, foi auditor da Receita Federal em Porto Alegre (RS), auditor fiscal da Prefeitura de Fortaleza (CE) e auditor fiscal do Estado do Maranhão. Em 1998, foi aprovado no concurso de auditor fiscal de tributos de Santa Catarina.

ACESSE O SITE

Em 2008, ingressou no TCE como auditor substituto de conselheiro. Em 2010, tornou-se conselheiro do Tribunal. Ocupou a presidência do órgão por duas vezes, entre 2019 e 2023, além de ter sido vice-presidente, entre 2015 e 2018. Atualmente, é corregedor-geral do tribunal.

ACESSE O SITE
Marcelo EspinozaACESSE O SITE

Fonte: Agência ALESC

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje