A Administração Municipal de Chapecó lançou nesta sexta-feira o veículo da “Patrulha Escolar”, ação voltada para reforçar a segurança nas escolas municipais. O ato foi em frente à Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, também conhecido como CAIC, no bairro São Pedro.
Uma van de 16 lugares foi plotada com a bandeira do município e a logomarca da Patrulha Escolar. O prefeito João Rodrigues disse que a medida foi tomada não somente devido ao ataque a uma creche em Saudades, ocorrida recentemente, mas para combater o tráfico de drogas.
“A Patrulha Escolar vai fazer rondas em todas as escolas municipais, para verificar se não tem pessoas estranhas rondando as unidades, com o objetivo de evitar qualquer tipo de violência e também o tráfico. É uma ação para dar mais seguranças aos alunos e para a comunidade chapecoense”, disse o prefeito.
De acordo com o diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Ari Leuze, a Guarda Municipal e vigilantes já vinham fazendo ronda nas escolas, mas agora esse trabalho será intensificado.
“Agora teremos um veículoe uma equipe exclusiva da Patrulha Escolar, que vai passar em todos os colégios da rede municipal de ensino, para dar segurança e também podendo auxiliar no transporte de algum aluno. Além da Guarda Municipal os vigias também vão colaborar nessa ação, que contará com 14 pessoas fazendo rondas”, disse Leuze.
Para a secretária de Educação, Astrit Tozzo, a união intersetorial é muito importante principalmente quando se trata da segurança nas escolas.
“Temos a Certeza de que o programa/projeto patrulha escolar contribuirá muito na orientação bem como na prevenção de possíveis ameaças à segurança dos estudantes, professores e da comunidade escolar como um todo. O foco da secretaria de educação é voltado para os alunos tanto na aprendizagem quanto na segurança. Vale ressaltar que a união vai além dos setores públicos, é muito importante a presença das famílias na vida escolar dos filhos e o olhar atento de todos a possíveis suspeitas”, disse Astrit.
O comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, disse que além da segurança a escolha da van tem como um objetivo posterior levar turmas das escolas municipais para visitação dos parques e museus de Chapecó.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!