Promover a integração entre as escolas dos legislativos municipais e estimular o debate e o compartilhamento de práticas de sucesso. Esta é a proposta do 3º Encontro de Escola dos Legislativos Municipais, que acontece entre os dias 11 e 12 na Assembleia Legislativa.
O evento é promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e conta com apresentações culturais, palestras, mesas de debates e exposições de experiências exitosas. Entre os temas abordados estão a importância da educação legislativa, e perspectivas e desafios das escolas dos legislativos municipais.
A abertura contou com uma apresentação da diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, que destacou a importância da atuação das entidades no âmbito municipal.
“Queremos estimular os municípios a atuarem cada vez mais efetivamente, reconhecendo a atuação das escolas do legislativo no sentido de aproximar o Parlamento da sociedade, pois nós sempre trabalhamos nesse viés, de fortalecer a democracia e estimular as pessoas a entenderem o seu papel e a fazerem a sua parte para melhorar a sociedade que a gente vive.”
Ainda de acordo com Fengler, um dos focos do encontro é reconhecer as boas práticas desenvolvidas pelas dez escolas participantes, que concorrerão a prêmios em diversas áreas.
Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (Abel), Roberto Eduardo Lamari, destacou a aprovação, em âmbito nacional, do Dia da Educação Legislativa, comemorado no dia 15 de maio, data da criação da associação.
Segundo disse, o fato demonstra a dimensão que as instituições vêm alcançando no país.
“Isso é um reconhecimento do trabalho de todas as escolas do Brasil, algo extremamente emblemático. Fora isso, nós tivemos realmente um número expressivo de novas escolas, realizando trabalhos com jovens ou até com idosos em todo o país.”
Ele também falou sobre as diversas ações que vêm sendo realizadas pela Abel, no sentido de congregar e estimular o funcionamento das escolas legislativas, como a Semana da Educação Legislativa, o Parlaflix (plataforma de ensino a distância) e o Troféu Abel Digital.
Presente ao evento, Carla Evangelista Pedrozo, primeira coordenadora da Escola da Alesc e uma das fundadoras da Abel, ressaltou o aumento do número de escolas legislativas ocorrido nas duas últimas décadas, tanto nas Assembleias Legislativas quanto Câmaras Municipais. Para ela, o fato, tem facilitado a troca de experiência sobre os temas de interesse dos legislativos.
“Quando fundamos a nossa escola aqui, no ano de 2000, havia só outras três escolas, mas a gente já sentia essa necessidade de promover a troca de experiências. No decorrer dos últimos 21 anos, entretanto, surgiram escolas em todas as assembleias e em diversas câmaras, o que foi fundamental para que pudéssemos aprender mais, adaptar a experiência do outro para nossa realidade e conseguir desenvolver um trabalho melhor.”
Fonte: Agência ALESC
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!