20 anos nas ruas: Agentes de Trânsito marcam duas décadas de história em BC

Balneário Camboriú, SC – A primeira turma de Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú completou 20 anos de formação, marcando duas décadas de atuação do serviço de fiscalização e mobilidade urbana no município. Atualmente com 82 profissionais, a instituição celebrou a data com eventos e homenagens ao longo da última semana.

ACESSE O SITE

A data foi marcada por um encontro dos profissionais no último domingo (19) e por uma sessão solene na Câmara de Vereadores na sexta-feira (17), proposta pelo presidente do legislativo, Marcos Kurtz, em homenagem ao Dia do Agente de Trânsito.

ACESSE O SITE

“Balneário Camboriú conta com um time comprometido que atua há 20 anos com dedicação, responsabilidade e coragem”, ressaltou a prefeita Juliana Pavan, destacando o compromisso em continuar investindo na capacitação e tecnologia para a BC Trânsito.

ACESSE O SITE

A evolução do serviço

A criação do serviço municipal de Agentes de Trânsito foi oficializada em 2004, mas a primeira turma, com 30 agentes, tomou posse em 17 de outubro de 2005, durante o segundo mandato do então prefeito Rubens Spernau. Na época, os profissionais eram vinculados à Companhia de Desenvolvimento e Urbanização (Compur) e o atendimento ocorria das 7h às 19h.

ACESSE O SITE

Com a crescente demanda da cidade, o horário foi estendido em 2006 para até a meia-noite e, posteriormente, passou a ser ininterrupto, 24 horas por dia. A grande mudança institucional ocorreu em 2019, com a extinção da Compur e a criação da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), à qual os agentes foram oficialmente incorporados em 2020.

ACESSE O SITE

Educação e novos desafios

Além da fiscalização nas ruas, um dos principais braços da BC Trânsito é a Escola Pública de Trânsito (EPTBC), que se tornou referência estadual em educação e conscientização para crianças e adultos.

ACESSE O SITE

Recentemente, os agentes também assumiram um papel fundamental na fiscalização da micromobilidade, que inclui ciclomotores e equipamentos autopropelidos. A atuação na aplicação de multas e apreensões, seguindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tornou Balneário Camboriú uma referência na legislação para esses novos veículos.

ACESSE O SITE

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

SC Hoje