Ex-presidente da Santur confirmado como novo secretário de Turismo de Balneário Camboriú

Coluna Turismo & Negócios por Carlos Mello

O ex-presidente da Santur Valdir Walendowsky , depois de algum tempo de suspense, esta confirmado como novo  Secretário Municipal de Turismo de Balneário Camboriú.  Começa a trabalhar já na próxima segunda-feira e um  ato representativo de posse oficial  e anúncio para o trade turístico será marcado em breve, dependendo da agenda do prefeito Fabricio Oliveira. Valdir atua há 36 anos na área turística e terá como metas , entre outras, aplicar o uso da tecnologia para reposicionar o turismo de Balneário Camboriú.

Unir a atual tendência do chamado sistema de “inteligencia no turismo” com o tradicional contato presencial em feiras e eventos também resume suas metas . Pretende , nesta linha, criar “Mapas Digitais” com informações precisas dos turistas que visitam a cidade; reposicionar a marca “Balneário Camboriú” através de uma estratégia de marketing; ampliar a oferta no trade nacional e internacional com novos produtos; tornar Balneário Camboriú destino de eventos nacionais e internacionais; diminuir a sazonalidade do turismo de lazer diversificando com novos produtos; reposicionar a Rodovia Interpraias como “Rota Cênica” e promovê-la; promover a praia precursora do naturismo no Brasil, Praia do Pinho, preconizando o cultivo da vida saudável e o retorno à natureza, como produto turístico internacional. “Nossa meta é criar mecanismos para inovar no Turismo, principalmente utilizando recursos tecnológicos que façam com que Balneário Camboriú avance no cenário das smart cities. Fizemos um planejamento que será em breve apresentado ao trade turístico e que remete BC a um novo patamar turístico, no Brasil e na América Latina”,  salientou Valdir. Que venham novos tempos.

Continua após o anúncio

CURRÍCULO

Walendowsky é formado em Engenharia Civil na Furb e em Gestão e Administração de Marketing na Unisul. Na área turística já atuou de 1983 a 1996 como presidente da Comissão Municipal de Turismo de Brusque, onde começou a Fenarreco em 1985; de 1989 a 1992 foi diretor de Turismo de Brusque; de 1993 a 1996 foi secretário de Turismo de Brusque; de 1997 a 1999 foi diretor de Marketing da Santur; de 2000 a 2002 atuou como diretor Executivo do Joinville Convention e Visitors Bureaux; de 2003 a julho de 2007 foi diretor de Marketing da Santur; de julho de 2007 a fevereiro de 2019 foi presidente da Santur; em 2010, 2013 e 2019 foi secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Continua após o anuncio

 

‘SINAL AMARELO ‘ NO  TURISMO CATARINENSE

Importante e oportuna observação do deputado e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, Ivan Naatz (PV), na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Ao repercutir a já tradicional  pesquisa anual realizada pela Fecomércio-SC que aponta redução, pelo terceiro ano consecutivo, do número de turistas vindos ao estado, alertou que o “sinal amarelo” foi aceso para a necessidade de maior planejamento, divulgação e investimentos em infraestrutura para o setor.

Continua após o anúncio

Conforme o parlamentar, embora haja uma avaliação positiva por parte dos visitantes ao litoral catarinense e o aumento do número de visitantes estrangeiros, foram apontados problemas como trânsito ruim, preços altos, lixo e esgoto nas praias. “Precisamos estudar esses dados com muito critério. O turismo é muito importante para Santa Catarina, o sinal de alerta foi dado e precisamos construir soluções.”

Para o deputado, a conclusão geral da pesquisa mostra que o estado tem potencial para atrair, ainda, mais visitantes, mas disputa com outros destinos do Brasil. Além dos investimentos em infraestrutura, em melhoria da mobilidade urbana e no setor de saneamento básico,  salienta a necessidade de se investir mais também em divulgação, profissionalização e valorização do turismo regional. Na sua gestão, pretende transformar a  Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc num fórum de debates sobre os problemas e encaminhamentos do setor.

Coluna Turismo & Negócios por Carlos Mello

Continua depois do anúncio: FP