Procon de BC lança cartilhas de orientação ao consumidor
Três cartilhas com foco em consumidores gerais, idosos e jovens começam a ser distribuídas gratuitamente na cidade
Por Maurício Freitas
O Procon de Balneário Camboriú iniciou nesta terça-feira (27) a distribuição de três novas cartilhas voltadas à orientação dos consumidores: a Cartilha do Consumidor, a Cartilha do Consumidor Idoso e a Cartilha do Consumidor Jovem. Nesta primeira edição, foram impressos 1.500 exemplares de cada uma.
Os materiais estão disponíveis gratuitamente para retirada na sede do Procon municipal e também serão entregues em eventos promovidos pelo órgão, como o Agito nos Bairros, ampliando o alcance das orientações.
Cartilha do Consumidor: orientações gerais
Segundo Bruno Costa, diretor do Procon de Balneário Camboriú, a Cartilha do Consumidor apresenta informações aplicáveis a todos os públicos. “Começamos por uma cartilha mais geral, com explicações e dicas que se aplicam a todos os consumidores: sobre como funciona um Procon, reclamação, fiscalização, denúncia, dicas ligadas aos preços, garantias, seguros e todas as nuances da relação de consumo”, detalha.
Foco no consumidor idoso
A Cartilha do Consumidor Idoso tem como principal foco as tentativas de golpes e fraudes digitais que atingem essa parcela da população. “Esse material temático aborda as situações que colocam frequentemente o idoso em situações de risco. Essa cartilha também explica como os bandidos tentam enganar as pessoas através de ligações e informações falsas”, afirma o diretor.
Formato jovem e acessível
Já a Cartilha do Consumidor Jovem foi desenvolvida em formato semelhante a uma revista em quadrinhos para facilitar a compreensão e o engajamento desse público. “A gente fez uma pegada mais como um gibi, até para ficar fácil para o nosso jovem. Nessa abordagem, a gente trabalhou histórias sobre consumo consciente e respeito ao dinheiro”, explica Bruno Costa.
“O material destinado aos jovens também trata da segurança na internet e da importância da nota fiscal, além de indicar os canais de atendimento do Procon. A gente explica onde é possível buscar ajuda, cita o Procon, os canais de atendimento, tudo dentro de uma temática jovem, tanto na forma de comunicação quanto nos temas abordados”, acrescenta o diretor.
Entre no grupo do WhatsApp para receber notícias de Balneário Camboriú
Ao se inscrever, você concorda em receber o Boletim SC Hoje e aceita a Política de privacidade. Você cancela quando quiser.







