Processo de concessão do Centro de Eventos de BC será retomado em fevereiro, leia na Coluna Turismo & Negócios

Os técnicos da Comissão de Licitação da Santur e da SC Par (SC Participações e Parcerias S.A.) já encaminharam ao Tribunal de Contas do Estado -TCE – as adequações solicitadas ao processo que trata da concessão da gestão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú para a iniciativa privada pelo prazo de 20 anos.

Foi recomendada para a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC, a Santur, a adoção de 34 alterações nos documentos que compõem o processo, visando o atendimento de orientações técnicas.

Continua após o anúncio

As adequações são fundamentais para agilizar a  abertura do edital de concessão do equipamento, o que deve acontecer ainda no mês de fevereiro, segundo expectativa da direção da Santur.

Em análise prévia, os técnicos da Santur verificaram apontamentos que se referem a pequenas alterações de redação e não comprometem a estrutura do processo que reúne um conjunto de documentos, como relatórios técnicos, pareceres jurídicos, atas de audiências públicas, minutas de editais, minuta do contrato, entre outros estudos, de acordo com a Instrução Normativa nº 22 de 2015 (TCE/SC), que trata das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Continua após o anuncio

Reta final – O cronograma de finalização das obras do Centro de Eventos segue dentro do previsto pelo Governo do Estado. Paralelamente ao processo de concessão à iniciativa privada, estão em andamento as obras de acabamento como a instalação de divisórias, elevadores e climatização, com recursos federais liberados pelo Ministério do Turismo.

O equipamento deverá estar em pleno funcionamento no segundo semestre deste ano de 2020.  Um dos primeiros grandes eventos já confirmado é o Congresso Nacional de Contabilistas, previsto para novembro.

Continua após o anúncio

Caso atrase o processo de concessão antes da realização deste e de outros eventos previstos, a Santur assumirá interinamente a gestão, até que seja finalizado todo o procedimento.

CENTRO DE EVENTOS DE SALVADOR – 15 MESES 

Enquanto o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, projeto do governo do estado com recursos federais, estaduais e municipais, se entregue, até agosto deste ano, contabilizará 5 anos de construção (iniciou em agosto de 2015), a prefeitura de Salvador inaugurou no dia 23 de janeiro último, um moderno centro de eventos, praticamente do mesmo tamanho do de BC (500 m2 a mais) num período de apenas 15 meses de construção.

A prefeitura baiana investiu R$ 130 milhões (quase o mesmo daqui também) na construção do equipamento, que possui mais de 34 mil m² de área construída em um terreno de pouco mais de 103 mil m², com capacidade para até 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções e até 20 mil pessoas em shows na área externa. Além disso, mais de R$25 milhões serão investidos pela empresa concessionária, já definida a francesa GL Events, entre pagamento de outorga, equipamentos e instalações.

Centro de Eventos de Balneário Camboriú
Centro de Eventos de Balneário Camboriú: entrega oficial prometida para o segundo semestre deste ano. (Divulgação).

5 MILHÕES DE TURISTAS NA TEMPORADA
Os turistas nacionais estão sendo os grandes responsáveis pela movimentação econômica na temporada de verão catarinense, como era de se esperar, em função da crise argentina que restringiu em muito a vinda de “los Hermanos ” para o nosso litoral.

A Santur ainda trabalha com a expectativa em torno de 5 milhões de visitantes nesta alta temporada. Também entre os empresários do ramo hoteleiro a expectativa é fechar o mês de janeiro com uma média de ocupação de 87% no litoral, 92% nas estâncias termais e 90% na Serra.

Os destaques são as regiões turísticas Encantos do Sul e Grande Florianópolis, que esperam chegar a 97% e 90,5% de utilização dos leitos nesse período, respectivamente, além da região de Balneário Camboriú e Costa Verde e Mar, que vem apresentando índices semelhantes, ao menos entre o final de dezembro e início de janeiro.

O aumento da demanda de deslocamento nesse período fomenta a oferta de voos. Entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, as previsões da Santur são de que Santa Catarina receberá 527 voos extras somando os aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna. Juntos, representam 80,7 mil assentos disponibilizados nos dois meses mais agitados do verão. A aposta também é na boa movimentação da temporada de cruzeiros.

Ao todo, Santa Catarina receberá 45 navios de cruzeiro: 25 em Balneário Camboriú, 13 em Itajaí e 7 em Porto Belo. Juntos, de acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar Brasil), os transatlânticos transportarão 160 mil passageiros.

O verão também gera impacto direto nos transportes terrestres, que ainda é o meio mais utilizado. No último verão, considerando o período de dezembro de 2018 a março de 2019, ainda segundo o levantamento da Santur, o fluxo de veículos em rodovias do estado aumentou 26% em relação ao período fora da temporada, com base nos registros da concessionária Autopista Litoral Sul/Arteris.

Foram mais de 1,3 milhão de veículos, com uma média de 11,1 mil veículos por dia. O tráfego intenso deve se repetir até o fim da temporada 2020.

Por Carlos Mello – Janeiro 2020.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

 

Continua depois do anúncio: FP