Balneário Camboriú começou a testar um sistema de monitoramento inteligente em lixeiras subterrâneas da Praia Central para acompanhar, em tempo real, o nível de ocupação dos contentores de resíduos. A tecnologia utiliza sensores ultrassônicos e foi implantada inicialmente em um trecho da nova orla, na altura da Rua 4400.
O sistema funciona com sinalização luminosa instalada nas tampas dos compartimentos. A luz verde indica baixo volume de resíduos; a amarela aponta nível intermediário; e a vermelha sinaliza alta ocupação e necessidade de coleta.
A proposta é alterar a dinâmica da operação dos caminhões, permitindo que as equipes atendam prioritariamente os pontos com maior demanda. Segundo a Ambiental Limpeza Urbana, responsável pelo serviço no município, a mudança evita paradas consideradas desnecessárias durante o trajeto.
De acordo com a empresa, quando o contentor apresenta cerca de 30% da capacidade ocupada, a coleta deixa de ser realizada naquele momento. Com isso, os veículos não precisam interromper o percurso para abertura e conferência manual dos compartimentos.
O gerente de coletas da Ambiental em Balneário Camboriú, Rafael Otávio de Souza, afirma que o sistema busca tornar a operação mais dinâmica.
“Com o uso de sensores, evitamos paradas desnecessárias, já que o nível de ocupação pode ser verificado apenas pela sinalização luminosa, sem a necessidade de interromper o trajeto para abrir o contentor e realizar todo o procedimento de conferência”, disse.
Além da reorganização das rotas, a empresa avalia que a tecnologia pode reduzir tempo de operação, consumo de combustível e circulação de caminhões em áreas de grande fluxo, especialmente durante períodos de maior movimento na cidade.
O modelo ainda está em fase de testes e funciona apenas em pontos específicos da orla da Praia Central. A intenção, segundo a Ambiental, é analisar o desempenho do sistema antes de ampliar a tecnologia para outras regiões de Balneário Camboriú.
Entre no grupo

